EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090517

"Deu passo em falso e caiu na Cava..."



É este o actual estado da Cava de Viriato e a vista que se oferece a quem subir pelo passadiço que em forma de viaduto atravessa a Rua do Picadeiro. Sobre o passadiço da fortificação, um enorme octógono com cerca de 30 hectares, edificada em terra batida foi colocada uma "calçada" ou "passadeira" elevada cerca de 30 cms do chão, formada com muitas centenas de lajes de granito semi-polido intervaladas de 15 cms onde facilmente se pode meter um pé, tropeçar e magoar-se.
Mas não foi aqui que Luís Carlos de Araújo "deu o passo" em falso como escreveu Teresa Cardoso no "Jornal de Notícias" de Sábado (16 de Maio de 2009) [ligação]. A queda aconteceu na nova escadaria existente no início da Rua dos Heróis Lusitanos, bem perto da Estrada Velha de Abraveses, que é constituída por lajes idênticas e igualmente intervaladas o que torna o perigo ainda maior. Sobre as pedras ainda hoje eram notórios os vestígios de sangue do nosso vizinho que foi transportado ao hospital pelo INEM onde foi suturado com 8 pontos no sobrolho esquerdo.
Para o Luís e antes de o encontrar pessoalmente vão os votos para que rapidamente fique curado e consiga da "ViseuPolis" pagamento das despesas médicas e a substituição dos seus óculos quebrados.
Para finalizar falta revelar que para minha surpresa e contrariamente ao noticiado, mereceu destaque no corpo da notícia na versão em papel, as obras de rectificação, enchimento com terra e arrelvamento dos intervalos entre as lajes, ainda não foram começadas pois não vislumbrei qualquer sinal de obra ou de estaleiro. Certamente que o vice-presidente da Câmara de Viseu, Dr. Américo Nunes, ao declarar ao JN que lamentava o caso e que foi "(...) precisamente na quarta-feira, que a Viseu Polis iniciou o enchimento dos espaços entre as lajes (...)"... não estava a faltar à verdade mas sim, evidentemente, mal informado. Na realidade os únicos trabalhos visíveis na Cava de Viriato são os de limpeza e corte da vegetação pois o local mais parecia um lameiro com ervas altas onde já pastavam animais