EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20081116

A "Nova" Cava de Viriato

O viseense das imagens veio, pela primeira vez, ver o resultado das obras de “ Recuperação e arranjo de parte da Cava de Viriato”, uma obra do programa Polis e ficou surpreso por constatar do desaparecimento da chamada “Cava de baixo”, uma passagem, aberta na parede da muralha, equipada com vários bancos de granito e uma pequena fonte que faziam parte dos arranjos que no Séc. XIX transformaram a Cava de Viriato num “Passeio Público” embelezado e ajardinado, um local muito apreciado pela sociedade viseense da época.
O projecto do gabinete do Arquitecto. Gonçalo Byrne pretendeu reconstruir a parte destruída da muralha tendo também promovido a retirada das escadarias e entulhamento das várias rampas existentes que possibilitavam aceder ao topo da muralha e o caminho.
Acontece que os trabalhos para entulhar o passeio que era um local muito agradável para passear e repousar foram conduzidos e executados de modo a criar uma espécie de rampa, por onde caminhou o vizinho, e destruir a continuidade da face da muralha. Um caso para dizer que foi “pior a emenda que o soneto”. Já ouvi esta opinião a vários vizinhos e habituais utilizadores da Cava de Viriato que ficaram muito descontentes com o desaparecimento dum dos seus locais preferidos para passear ou simplesmente apanhar ar e gozar as delícias do Sol.