EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20071003

Malvas e tradições populares

Além do uso das ervas existia a tradição das rezas. Assisti a algumas rezas. Lembro-me de ter presenciado a usada para "levantar da espinhela". Foi assim que aconteceu ali para os lados do Pintor:
A “rezadeira” ou "mulher Benta" fez várias cruzes nas costas e no peito da pessoa doente, com os dedos embebidos em azeite e de seguida executou uma série de manobras com os braços, pernas e articulações do doente e foi rezando uma oração de que obviamente não me lembro.
A garrafa do azeite ficou como forma de pagamento do serviço prestado e o doente melhorou.
Na minha pesquisa encontrei esta reza que foi recolhida pelo Prof. Joaquim Roque no Alentejo e que repito.

"Oração contra a espinhela caída"

Espinhela caída
Portas ao mar
Arcas, espinhelas
Em teu lugar
Assim como Cristo
Senhor nosso, andou
Pelo mundo, arcas
Espinhelas levantou.

Saiba mais sobre as ervas medicinais, incluindo as malvas, leia outras rezas em - "Concelho de Odemira"