EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070907

O Primeiro Aniversário!


Viriato escultura de Mariano Benlliure, 1940

Foi há um ano que esta imagem abriu este blogue acompanhada de uma ligação para um álbum de fotografias onde se mostrava e denunciava o abandono a que a Cava de Viriato, um Monumento Nacional que deveria ser para todos nós motivo de orgulho e não de vergonha, tem sido votado. Bem sei que foi feito um estudo e que um projecto do gabinete do arquitecto Gonçalo Byrne que já foi adjudicado irá ser executado. Muito pouco tem sido feito para preservar o monumento e evitar que possa ser confundido, nalguns locais, com uma lixeira. Só o primeiro lanço da Cava merece alguma atenção mas também aqui o desmazelo está bem presente. Os dois lanços seguintes em especial o terceiro mais parecem matagais.
O Monumento a Viriato já foi várias vezes danificado, o grande Chefe dos Lusitanos já foi desarmado, já lhe roubaram a falcata várias vezes, os seus companheiros continuam mal armados e há algum tempo o Viriato e alguns guerreiros apareceram com “pinturas de guerra”!

Inicialmente mantive, a título experimental e privado, um blogue em que o Viriato, o meu primeiro herói e testemunha de brincadeiras desde a infância, figurava no título. Afinal optei por usar “Viseu, Fotos do AJ” todavia o Viriato não ficou, nem ficará nunca esquecido e irá continuar a aparecer por aqui, por bons motivos espero.