EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070620

" Legendaria Cavalhada"





Cool Slideshows!

“Logo na tarde do dia 23 de junho concorre muito povo de Viseu e pontos mais distantes, que enche literalmente o grande terreiro da capellinha, onde se queima bastante fogo preso e solto e se forma um grande arraial com muitos descantes e danças características, tocando tambem varias philarmonicas, etc.
Todo aquele immenso povo ali passa a noite em folguedo e no dia seguinte, ao nascer do sol, rompe e se organiza a historica e legendaria cavalhada.
Na frente vae o mordomo da funcção, que é quasi sempre um moleiro, montado em um soberbo cavallo e vestido de casaca preta e chapeu armado com plumas, levando de um lado o seu Alferes da Bandeira com o pendão do Batista – e do outro dois membros da mesa da irmandade de S. João, todos 4 com os rostos descobertos e montados em bons ginetes. Segue-se depois a cavalhada, por vezes em numero de 100 cavalleiros, todos mascarados e vestidos do modo mais caprichoso e exótico, parodiando os trages de todas as epochas?!...”

Festividades religiosas de Viseu - “Portugal Antigo e Moderno – Diccionário” de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal continuado por Pedro Augusto Ferreira, 1890.

As Cavalhadas de Vildemoinhos realizam-se desde 1652.
Conheça a história toda aqui - clique P.F.