Será que na colina da Sé existiu um castro pré-romano? Que nome teria esse castro e qual seria o seu nome no período pré-romano e durante o domínio romano ?
Uma descoberta feita no início deste ano e que até há pouco fora partilhada apenas com muito poucos veio fazer alguma luz sobre a denominação do local.
As escavações que antecederam a instalação da estação superior do funicular muito perto da Sé, na Rua Silva Gaio, deixaram a descoberto vários vestígios que confirmam uma ocupação datada do século IV a.C., portanto na idade do Ferro, o que permite considerar possível a existência de um castro naquela área. Penso que deveria ter sido um povoado de reduzida importância pois a posição não era a mais defensável. Muito perto existiam os castro do Monte Santa Luzia e do Monte do Castro esses sim bem melhor protegidos pois estavam situados em elevações mais fáceis de defender. Muitas são as dúvidas que apoquentaram e intrigaram gerações de arqueólogos e historiadores viseenses.
Durante as escavações obrigatórias nas zonas históricas foi encontrada uma ara de granito (altar onde ardia o fogo sagrado e se faziam orações), mandada fazer por homem de nome Albinus, com cerca de 1,40 m e datada do século I d.C, com uma inscrição em latim influenciado pelas línguas locais, onde se invocam "as deusas e deuses dos vissaieici", segundo o arqueólogo Pedro Soveral seria este o nome do povo que habitaria o morro e portanto o nome da localidade seria "Vissaium" segundo o epigrafista Luís Fernandes.
O local foi um aterro que serviu durante os últimos anos como parque de estacionamento e durante séculos foi usado para fins agrícolas. O meu amigo Serafim, aposentado da cavalaria da GNR, morador ao fundo da rua plantou ali muitas couves e sachou muita erva. Quem diria que aquela terra guardava, lá no fundo bem escondido, um tesouro que certamente fez a alegria de todo o grupo de trabalho mas em especial de Pedro Soveral que asssim viu um dos seus sonhos realizado.
Fonte "National Geographic - Portugal", Maio de 2009
P.S. - Imagens recentes do morro da Sé visto do Campo de Viriato e uma foto antiga (Bilhete Postal editado pela Tabacaria Costa, datável das primeiras décadas do séc. XX).