EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080803

De volta às obras na Cava de Viriato

De regresso ao “trabalho” fui ver as obras de "Recuperação e Arranjo Paisagístico" que estão a decorrer na Cava de Viriato.
As fotos começam por mostrar o fosso onde depois de feitas sondagens arqueológicas o terreno voltou a ser nivelado e está a ser semeada erva. Ao que parece pouco mais será feito embora devesse ser reparado o muro de suporte da Rua dos Heróis Lusitanos e da estrada junto da Quinta do Capitão Gaspar até à Vila Batalha.
O segundo conjunto de imagens mostra os “candeeiros” que irão "iluminar" a já polémica "calçada de granito" sobre a Cava de Viriato e os arruamentos que pelo interior ladeiam a antiga muralha defensiva, uma enorme construção octogonal com grandes muros de terra rodeada, talvez apenas em parte, por fosso ou vala com água.
Os “candeeiros” circulares estão a ser aplicados de 10 em 10 lajes da nova “calçada”. Os velhos muros de terra na Rua dos Plátanos, em parte da Rua dos Heróis Lusitanos e no novo arruamento aberto entre a Quinta do Fortes e a Casa das Águias na Rua do Coval, serão iluminadas com projectores embutidos em caixas de granito.
Sobre a muralha serão colocadas em breve outras fontes de luz que prometo mostrar mais tarde. Depois de terminadas as obras e ligada a corrente se verá o resultado que se espera seja eficaz e de bonito efeito.