De regresso ao “trabalho” fui ver as obras de "Recuperação e Arranjo Paisagístico" que estão a decorrer na Cava de Viriato.
As fotos começam por mostrar o fosso onde depois de feitas sondagens arqueológicas o terreno voltou a ser nivelado e está a ser semeada erva. Ao que parece pouco mais será feito embora devesse ser reparado o muro de suporte da Rua dos Heróis Lusitanos e da estrada junto da Quinta do Capitão Gaspar até à Vila Batalha.
O segundo conjunto de imagens mostra os “candeeiros” que irão "iluminar" a já polémica "calçada de granito" sobre a Cava de Viriato e os arruamentos que pelo interior ladeiam a antiga muralha defensiva, uma enorme construção octogonal com grandes muros de terra rodeada, talvez apenas em parte, por fosso ou vala com água.
Os “candeeiros” circulares estão a ser aplicados de 10 em 10 lajes da nova “calçada”. Os velhos muros de terra na Rua dos Plátanos, em parte da Rua dos Heróis Lusitanos e no novo arruamento aberto entre a Quinta do Fortes e a Casa das Águias na Rua do Coval, serão iluminadas com projectores embutidos em caixas de granito.
Sobre a muralha serão colocadas em breve outras fontes de luz que prometo mostrar mais tarde. Depois de terminadas as obras e ligada a corrente se verá o resultado que se espera seja eficaz e de bonito efeito.
EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.
20080803
De volta às obras na Cava de Viriato
Etiquetas:
Cava de Viriato,
Lampiões,
Polis,
Rua Coval,
Rua Heróis Lusitanos,
Rua Picadeiro,
Rua Plátanos,
Vila Batalha,
Vila Ferreira