EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080713

As Obras na Cava de Viriato

Continuam as obras de “Recuperação e arranjo paisagístico da Cava de Viriato” e mais uma vez elas voltam ser tema. O primeiro grupo de fotos mostra aspectos das sondagens arqueológicas que estão a ser efectuadas no antigo fosso da cava, entre a Vila Batalha e o lado Poente da Rua dos Plátanos. Como seria de esperar já foi encontrada alguma água. O segundo exibe a solução encontrada para permitir o acesso ao troço da cava entre a Rua do Picadeiro e a Estrada Velha de Abraveses, o local mais nobre da Cava de Viriato onde está colocado o monumento a Viriato e ainda a nova praça para receber os visitantes onde funcionará uma cafeteria e as casas de banho. O acesso será feito através de uma rampa metálica onde será instalado um passadiço que atravessará a Rua do Picadeiro no local do mirante, como as imagens documentam. Trata-se de mais uma inovação que me parece não ter sido a melhor opção. Os autores do projecto idealizaram-na e o dono da obra aceitou-a como boa mas parece ser mais um enorme desperdício tal como a perigosa “calçada de granito” idealizada, ao que parece, para evitar a circulação de bicicletas sobre o talude da velha fortaleza.