EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20180413

"Abertura e Início... do Funicular"


GIF via GIPHY

A inauguração do “Funicular de Viseu”, embora não anunciada estaria prevista para o dia 14 de Agosto de 2009, data da Abertura Oficial da Feira de São Mateus que contou com a presença do “Senhor Presidente da República, Professor Doutor Aníbal António Cavaco Silva”. Deveria estar reservado para o Presidente da República o privilégio viajar na primeira subida e de inaugurar o ascensor. Tanto o gerente da EXPOVIS Jorge Carvalho, como o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas no “Livro da Feira” previam que o funicular estivesse a funcionar durante a realização do evento. Mas os graves problemas de segurança, detectados à última hora, obrigaram ao adiamento da cerimónia para o dia 6 de Setembro, tendo chegado a ser convidados o então primeiro-ministro José Sócrates e o ministro do ambiente Nunes Correia, cerimónia que acabaria também, por não se realizar. Enquanto durou a feira a linha foi tapada com chapas de aço para evitar trambolhões ou entaladelas e o ascensor apenas viria a entrar em funcionamento quando as anomalias encontrados foram remediados, com medidas adicionais de segurança, não previstas no projecto, que iriam permitir a abertura do serviço no dia 25 de Setembro: mais e melhor sinalização, colocação de vedação na via férrea, pintura da via dedicada ao ascensor, diminuição da abertura central entre os carris (“buraco” que mesmo assim viria a estar na origem de vários acidentes, durante anos), montagem de 2 sistemas para encerramento do túnel técnico nos locais de duplicação da via e a decisão de nos primeiros meses, colocar um “zelador” a percorrer a linha para avisar os peões dos perigos que corriam ao não respeitar os avisos. Goradas as inaugurações previstas a linha acabaria por ser “aberta” e “iniciada”, 4 dias depois de encerrada a Feira de São Mateus, apenas pelo Dr. Fernando Ruas e para o acto foram convidados inúmeros viseenses, mais ou menos anónimos.
O texto do convite que a imagem reproduz é uma verdadeira pérola:

“A ViseuPolis e o Município de Viseu convidam V. Exa. a associar-se à abertura e início de funcionamento do meio mecânico não poluente FUNICULAR que terá início no dia 25 de Setembro.2009 (sexta), pelas 19h15, na estação superior- Sé.”

“O que mal começa ….”

Menos de 9 anos depois e de muita polémica a Câmara Municipal de Viseu anuncia o desmantelamemto do funicular e a sua substituição por um sofisticado e inovador sistema de transporte autónomo, com possibilidade de funcionar as 24 horas do dia, como se essa necessidade existisse.