Finalmente começaram os trabalhos de limpeza da vegetação espontânea dos taludes da Cava de Viriato, entre o início da Rua dos Heróis Lusitanos e suponho que até à Vila Batalha (Rua do Coval). As primeiras imagens foram obtidas ontem a diferença, para melhor é bem clara. Eram quatro operários de uma empresa especializada neste tipo de trabalhos, do concelho de Loures, que encontrei. Três com o recurso a roçadoras de fio cortavam a vegetação e um quarto andava a apanhar plásticos, garrafas papéis e outros detritos que conspurcavam o monumento.
Mas muito ainda deverá ficar por fazer porque os restos da vegetação não deverão ser retirados e a lajes de granito, nalguns locais estão a pedir uma boa varredura. As imagens permitem ver o que resta de dois pontos de luz, da iluminação decorativa.
A montureira existente na passagem para o Lago da Cava, confinante com a Quinta da Machada, continua a crescer...
GIF via GIPHY
Aspectos do acesso ao talude da Cava de Viriato, junto à Estrada Velha de Abraveses que já foi limpo e outro acesso à chamada Cava dos Plátanos onde ainda não tinham sido iniciados os trabalhos que deverão estar a agora a ser realizados. Os trabalhos em execução fazem parte de um contrato de Prestação de serviços de Manutenção em Espaços Verdes do Município de Viseu e a Cava de Viriato necessita de muito mais atenção do aquela que o contrato prevê, para não ser uma vergonha. Até parece que o trabalho está a ser realizado porque o dia de amanhã na feira anual, vai ser o "Dia de Viriato". Está-se mesmo a ver que sim! limpam e varrem apenas antes de passar a procissão...