EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20140823

No Melhor Pano Cai a Nódoa!





Pela primeira vez tenho que pedir desculpa aos meus estimados leitores por ter escrito, com muito agrado, em 29 de Maio de 2012 o seguinte texto mas que afinal não corresponde à verdade:
"Felizmente que a Capela de São João da Carreira foi adquirida pelas "Cavalhadas de Vildemoinhos - Associação de Actividades Tradicionais" e alvo de restauro. A capela recuperou a sua dignidade e desapareceu finalmente um ponto negro do património construído da nossa cidade" [ver]. Na verdade e como as imagens acima mostram, o altar não foi restaurado mas escondido atrás de uma tela que desabou e deixou a triste realidade visível. Certamente que não fui único a ser "enganado", afinal o altar era tão falso como os vasos de plástico e as flores vermelhas que o enfeitavam. Igualmente falso é o pedestal que foi utilizado, como mesa para a celebração da Missa em que esteve presente a imagem de Sâo João Baptista, venerada na sua Igreja de Vildemoinhos, porque imita o granito mas deverá ter sido construído com madeira falsa (aglomerado de madeira folheado) observando a maneira como ficou danificado com a queda da madeira podre que originou o desabar da tela. A "Cerimónia comemorativa da aquisição da capela de S. João da Carreira”, realizada em 22 de Abril de 2012 foi presidida pelo então Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, estando presente o Presidente da União de Freguesia de Repeses e São Salvador, Sr. José Coelho, vários cavaleiros e amazonas trajados a rigor à maneira antiga e à moderna e outros "trambelos" que se associaram à celebração.
As fotos que  publiquei do interior da capela afinal não eram mais que uma "ilusão" e foram obtidas do mesmo modo de hoje, do exterior da capela e através de uma grade existente na portada do lado direito. Se tivesse sido convidado e estado presente tenho a certeza que não errava, como errei. Aliás foi com enorme surpresa que ontem ao passar pela capela me lembrei de ir espreitar e o que vi deixou-me estarrecido, não queria acreditar... tinha sido enganado pelo "Photoshop"! E quem será o autor da igualmente falsa pintura do "tímpano" do altar? Aos meus leitores já pedi desculpa, quanto verdadeiros culpados que São João Baptista lhes perdoe! A tela está agora virada do avesso e estendida no chão, sobre ela foram depositadas partes da decoração e um pedaço de alcatifa.

P.S. - O Sr. José Coelho, "Presidente das Cavalhadas" informou, através de um amigo (25 Setembro), que o altar original foi desmontado, para permitir a orçamentação do restauro que deverá ser executado depois de discutido e aprovado em reunião da direcção.