EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20140721

Em Defesa de São Mateus


O "Dia de São Mateus" celebra-se a 21 de Setembro. Ainda falta um mês mas esta fotografia destina-se a manifestar a minha solidariedade para com o santo que foi "espoliado" da titularidade da feira anual de Viseu que efectivamente deteve por decisão de D. Manuel I, a partir de 1510 até 2014. Realmente trata-se de um aproveitamento indevido da invocação do santo e da fama da antiga "Feira Franca de Viseu" e da moderna "Feira de São Mateus" porque a edição deste ano termina no dia 14 de Setembro. Portanto seria mais adequado mudar o nome à feira, se o calendário se mantiver? Também poderá acontecer o Dr. Fernando Ruas voltar... Entretanto, a minha sugestão é naturalmente "Feira de Viriato".

Esta imagem de São Mateus, uma das seis existentes na fachada da Sé Catedral de Santa Maria de Viseu é um trabalho da segunda metade do séc. XVI, encomendada a canteiros de Coimbra e segundo o Dr. Alexandre Alves em "A Sé Catedral de Santa Maria de Viseu", 1ª Edição, Viseu 1995, "(...) é fama terem sido encomendadas naquela cidade por D. Manuel de Saldanha, reitor da Universidade e bispo eleito de Viseu." D. Manuel de Saldanha foi o 44º bispo de Viseu (1669-1671).