EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20120430

Inaugurado o Museu do Quartzo...


Depois de vários adiamentos que foram sendo justificados com furtos, actos de vandalismo, atrasos na criação de conteúdos de multimédia e finalmente com a necessidade de instalar sistemas de segurança e climatização que não estavam previstos, a edilidade deverá ter inaugurado hoje, precisamente às 21h00, o "Museu do Quartzo – Centro de Ciência  de Viseu”. Consta que a edilidade já terá decidido atribuir o nome de Galopim de Carvalho, Professor jubilado do Geologia que esteve na génese do museu há mais de quinze anos e cuja construção se iniciou em 2006, ao novo museu. Portanto o feliz acontecimento merece bem ser destacado.

Jack White – “Sixteen Saltines”



“Sixteen Saltines” video do novo single de Jack White, retirado do álbum, Blunderbuss" editado no passado dia 23 de Abril [pág. oficial]

Parque A. Ribeiro - Falsa Insegurança


“Precisamos de um policiamento no nosso parque, ao serviço dos cidadãos que transmita segurança e conforto"
Parece-me que Diamantino Santos, presidente da Junta de Freguesia do Coração de Jesus, exagerou porque a situação vivida no Parque Aquilino Ribeiro, repete-se noutros locais da cidade e um polícia em cada esquina, não é possível e felizmente, não se justifica.  Em alternativa à PSP, porque não vai a Polícia Municipal vigiar o parque?
Ler no "Diário de Viseu" [ligação]

XIII Festival Teatro Jovem - Viseu


Clique sobre a imagem para aumentar

Postais Antigos de Viseu # 15



"Cava de Viriato - uma rua" - Bilhete Postal editado pela Comissão de Iniciativa e Turismo (Viseu), não datado, nem circulado mas muito provavelmente dos primeiros anos da década de 1930. No canto inferior direito é possível ver três vacas porque no local se realizava uma feira de gado, cujo mau cheiro desagradava à vizinhança.

"Defesa da Fortaleza"
(…)
Ao seu pé uma feira,
Porca, suja que mal cheira,
Com bois vacas e vitelas!
- São reais as queixas minhas –
Sem que nas casas vizinhas
Possam abrir-se as janelas!
(…)

Adelino Azevedo Pinto (Rijo)


O mesmo local na actualidade, depois do arranjo de 1940 para a colocação do Monumento a Viriato e da obras de "requalificação" e "arranjo paisagístico", financiadas pelo Programa Polis que fizeram desaparecer: a "rua" (a "Cava de Baixo" - lugar onde era muito agradável passear e permanecer quando o tempo se apresentava convidativo), as escadarias e as rampas que permitiam aceder ao topo da antiga fortaleza,  com a intenção de devolver ao monumento um aspecto mais próximo do original.

PZ – “Autarquias”



“Autarquias”, tema do álbum “Rude Sofisticado” de PZ, com lançamento previsto para o próximo mês de Maio, edição da  Meifumado Fonogramas  [ver]

Viriato Fit' 12



Clique p.f. sobre a imagem para aumentar

Autocolantes de Viseu


Autocolantes em tela publicitária de óptica, encontrados em Viseu

20120429

"Pedrada" nº 32 - Ex-Rua Padre Costa




Já lá vai quase um mês desde que o pessoal dos serviços municipalizados, talvez apressado para acorrer a alguma urgência, deixou estas lajetas por recolocar na calçada na antiga Rua Padre Costa, junto da Rua da Ponte de Pau e do funicular. O local dos trabalhos foi devidamente assinalado mas há poucos dias as “baias” levaram sumiço e as pedras ficaram a constituir um perigo. Portanto parece-me que esta "pedrada" se justifica e muito...

Richie Campbel – “That´s How we Roll”



O lisboeta Richie Campbel [saber +] e a sua página no MySpace [ver]

20120428

O Futuro "Museu do Quartzo"






Agora parece que já estará tudo pronto, ontem avistei meia dúzia de viaturas nas proximidades do museu, sendo que uma delas pertencia à edilidade, e uma carrinha que transportou a "tela", onde se pode ler aquela que será a designação oficial - "Museu do Quartzo - Centro de Ciência de Viseu". 
À obra que foi financiada pela Comunidade Europeia - FEDER (custo total 1.969.713,00 €, financiamento 700.000,00 € *), com a designação - "Centro de Ciência Viva de Viseu - Museu do Quartzo", já se pretende atribuir um novo o nome - se a primeira proposta foi recusada pelo "homenageado", que a terá considerado desajustada, penso eu mesmo ridícula, a outra bem poderá vir a ser rejeitada  [ler].

* Este verba inicial terá sido ultrapassada, uma vez que entre a fase do projecto e a execução decorreu mais de uma dezena de anos, portanto houve necessidade de fazer alterações.

Simian Mobile Disco – “Seraphim”



Dos britânicos Simian Mobile Disco e do seu novo álbum – “Unpatterns”, o vídeo “Seraphim” é uma amostra

20120427

O Museu do Quartzo - (Quase) Pronto!




(...) "O escarpado deixado pela referida actividade extractiva tem, na óptica da preservação e valorização do nosso património natural, o mérito de chamar a atenção para o mais volumoso e possante filão de quartzo leitoso, de entre os muitos que atravessam o substrato do nosso território, como exemplo da actividade hidrotermal residual, associada aos granitos do final da era paleozóica, com cerca de 280 milhões de anos." (...)
Professor A.M. Galopim de Carvalho, 29 de Janeiro de 2009 [ler +]

P.S. - Esta tarde ainda havia por lá várias tarefas para finalizar mas na próxima Segunda-feira, certamente estará tudo pronto.

Os Jogos Desportivos de Viseu


A edição número 21 dos "Jogos Desportivos de Viseu", realiza-se de 28 de Abril a 14 de Julho e abrange vinte e oito modalidadesl, para todas as idades. O "Andebol de Praia" é a grande novidade deste ano. Saber + [ligação]

Polícia vs Cidadão



Caixas de Correio # 13


Caixas de correio no Centro Histórico de Viseu

A Cerimónia de Inauguração do Museu do Quartzo


Finalmente foi anunciada a data para a inauguração do “Museu do Quartzo”! A câmara municipal já enviou os convites para a cerimónia de inauguração que irá decorrer na próxima Segunda-feira, dia 30 de Abril, pelas 21h00, no Monte de Santa Luzia [ver].
O museu começou a ser idealizado há mais de quinze anos pelo Prof. Galopim de Carvalho e as obras, agora concluídas, prolongaram-se por cerca meia dúzia de anos, pontuados por “falsas partidas”. A obra necessitou de um investimento aproximado de 3 milhões de euros e o novo museu  irá fazer parte da rede de “Exomuseus da Natureza do Museu de História Natural”.
O parque de estacionamento, o logradouro e a pequena lagoa estão equipados com iluminação pública, estranhamente a estrada de acesso e a de saída do museu não possuem pontos de luz. A hora da inauguração é "esquisita" uma vez que a  grandiosidade do local, poderá ser melhor apreciada durante o dia e a bonita vista nocturna sobre a cidade, só poderá ser gozada se o tempo o permitir e as previsões são pouco animadoras.

"Tropeçar" - Teatro do Vestido


“Quatro vozes, quatro testemunhos, às vezes a solo, às vezes em conjunto, desfiam memórias, jogos, narrativas, viagens e perguntas, numa jornada que os leva da rua onde cresceram até à ceia de Natal, das brincadeiras no ferro velho até à consciência da perda e da ausência, e das perguntas todas que os adultos até hoje não lhes souberam responder.”
Para ver hoje no Teatro Viriato, pelas 21h30 [ligação]

Monte Santa Luzia - Mais Novidades


Outra boa notícia relativa ao “Monte de Santa Luzia” é o “controlo das espécies invasoras lenhosas não indígenas” que se espera esteja concretizado em breve. Os trabalhos serão executados por iniciativa do Município de Viseu e a tabuleta informa que o investimento será financiado pelo PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) e totalizará 53.916,96 euros (Comparticipação Comunitária – 21.566,78 euros, Comparticipação Nacional – 5.391,70 euros).
Serão eliminadas as muitas mimosas que invadiram a mata e estão manifestamente a infestar a base do monte, o espaço que durante 25 anos serviu de zona de apoio à pedreira e foi utilizado como local de armazenamento e carga do minério de quartzo, antes de ser transportado para a “Companhia Portuguesa de Fornos Eléctricos”, em Canas de Senhorim para ser processado.

Willy Moon – “Yeah Yeah”



Willy Moon nasceu neo-zelandês, começou a fazer música na Alemanha,  mora em Londres,  tem 21 anos e começou há pouco a despertar  interesse  [p. oficial]

20120425

José Afonso - "Grândola Vila Morena"


25 de Abril de 1974 - 00:20 horas
A transmissão de " Grândola, Vila Morena " cantada por José Afonso, no programa Limite da Rádio Renascença, foi a senha escolhida pelo MFA para confirmar que as operações militares já estavam em marcha e eram irreversíveis.

Avenida dos Capitães de Abril - Viseu


A "Avenida dos Capitães de Abril"  liga a rotunda da Circular Sul, nas traseiras do Hospital de São Teotónio, à rotunda que antecede o centro comercial e pertence à freguesia de Ranhados

25 de Abril 2012 - "Abril Não Desarma"

20120423

Postais Antigos de Viseu # 14


“Vizeu - Vista geral (lado nascente)” - Imagem captada a partir da actual Rua D. Maria do Céu Mendes que antecede o Fontelo e tem o seu início no Largo de Santo António.
Postal ilustrado, edição da Tabacaria Costa, circulado em 23 de Junho de 1921 de Vizeu para Estemoz, franquia postal 6 centavos (selo da série Ceres/lilás rosa)

Cuidado com a Língua..


"Reservado ao Paroco"...encontrado no adro da Igreja Matriz de Bodiosa (Viseu)

Concurso Fotografia - Junta de Freguesia do Coração Jesus



Clique sobre a imagem para ampliar ou leia o regulamento [ligação]

Azulejos de Viseu - Prime


Painel publicitário de azulejos em Prime, Viseu (EN16), do “Museu do Caramulo”. O museu da Fundação Abel e João Lacerda, tem muito mais do que automóveis antigos para apreciar [pág. oficial]

Sykur – “Curling”



De Reiquiavique, na Islândia são os Sykur (Agnes Björt Andradóttir, Halldór Eldjárn, Kristján Eldjárn, Stefán Finnbogason) e o psicadélico - “Curling” é o seu mais recente video. Página oficial [ver]

20120422

Ac. Viseu FC vs U. D. Sampedrense, 1-1


Nem o apoio das mulheres (de qualquer idade) e dos estudantes (apenas até aos 18 anos) que tinham entrada "GRATUÍTA" (1), foi suficiente para que o novo "Académico" levasse de vencida, esta tarde no Fontelo, a equipa sensação da "União Desportiva Sampedrense"

1- Cuidado com a língua, porque deverão escrever: "GRATUITA"

20120420

Caixas de Correio # 12


Caixa de correio e vasos em escadaria, Ranhados (Viseu)

“Édipo” – Companhia do Chapitô


Seria Édipo o marido da sua própria mãe ou filho de sua mulher?
E os seus filhos, seriam também eles seus irmãos, filhos de sua mulher ou seria a sua mulher avó dos seus próprios filhos?
E ainda, seria Creonte seu tio ou seu cunhado?
Reinventado e sem complexos, "Édipo" a nova criação da Companhia do Chapitô [pág. oficial].

Criação colectiva, com encenação de John Mowat e interpretação de Jorge Cruz, Marta Cerqueira e Tiago Viegas, produção de Francisco Leone, para ver hoje às 21h30, no “Teatro Viriato” [pág. oficial]

Óptimas Notícias - Capela de São João da Carreira




Felizmente que a Capela de São da Carreira, localizada à beira da estrada do Sátão, depois da pintura apressada realizada por ocasião das Cavalhadas de Vildemoinhos de 2011, para fazer boa  figura na novela da “Santinha de Mundão”, começou a ser reparada. No passado mês de Dezembro recebeu um novo telhado, a porta e as paredes foram arranjadas e pintadas, a cantaria e a imagem do padroeiro foram limpas. Porém faltava executar obras no interior porque o altar estava a cair de podre, o chão e as paredes apresentavam-se em mau estado, por efeito de infiltrações da água da chuva, e a sujidade era evidente [ver].
Óptima notícia é a constatação que o interior da capela está, finalmente, a ser “requalificado”. Também decorrem trabalhos no exterior, onde estão a ser executados trabalhos de vedação, de calcetamento e arranjo do logradouro.
A história da capela [ler]

"A Rota do Rancho e do Vinho do Dão"


Clique sobre a imagem para aumentar ou página oficial [ver]

Rotunda da Escola Superior Agrária (EN231)



As três oliveiras que em Maio do ano passado foram replantadas na rotunda da Escola Superior Agrária, na Estrada de Nelas (EN231), não sobreviveram à seca prolongada e por esse motivo, foram ontem substituídas. Desta vez foram escolhidos exemplares com mais idade, é sabido que as oliveiras pode viver muitas centenas de anos ou mesmo milénios. Deseja-se boa sorte às árvores na sua nova morada.

Miguel Ângelo - "Precioso"



"Precioso"  é a primeira amostra do próximo trabalho de Miguel Ângelo, ex-vocalista dos Delfins, o disco tem lançamento previsto para o próximo verão.

20120418

Bicas & Fontes # 13



A fonte de Santo António, Ranhados (EN231). Esta fonte dedicada a Santo António foi desactivada e encontra-se abandonada, no antigo estaleiro das obras de duplicação da Estrada Nacional (EN231), a Estrada de Nelas. Construída com betão e blocos de cimento, tem o piso da plataforma  revestido com sobras de mármore e ainda ostenta, embora muito danificado, um pequeno painel de azulejos com a tradicional representação de Santo António, segurando na mão direita um livro sobre o qual está de pé, o menino Jesus. De notar a singela decoração, realizada com conchas do mar.

Feira S. Mateus - Inscreve a Tua Banda


Clica sobre a imagem para aumentar

Marcos Quilométricos EN231 - Ranhados



Os viseenses costumam referir-se à EN231 como Estrada de Nelas, na verdade a via chega mais longe porque liga Viseu, ao lugar de Pedras Lavradas, nos limites dos  concelhos de Seia e da Covilhã.
O troço entre a rotunda do centro comercial e o viaduto da autoestrada (A25), em Cabanões, foi há pouco muito melhorado. Foram  construídas quatro faixas de rodagem, um separador central e recebeu seis “indispensáveis” e enormes rotundas.
Depois de efectuadas as obras “sobraram” dois marcos quilométricos de granito pintado (Viseu 1 e Viseu 2 - quilómetros) que continuam “armazenados” no local que serviu de estaleiro para a execução dos trabalhos e ainda não foram reclamados. A quem poderão interessar estes dois testemunhos, duma época em que não existiam os sistemas de GPS?

Rallye Verde-Pino em Viseu


Página oficial do Rallye Verde-Pino [ver]

Van She – “Idea of Happiness”



“Idea of Happiness”, dos australianos Van She, realizado por Andreas Nilson, para promoção do álbum homónimo, a editar em Julho [pág. oficial]

20120417

Parque Aquilino Ribeiro - Última Hora


Enquanto não se conhecem os resultados do concurso para a construção e exploração do Bar/esplanada do Parque Aquilino Ribeiro que deverá receber um equipamento de grande qualidade [ligação], a câmara municipal já avançou com a colocação de uma “barraca” que se não envergonha, também não dignifica o grande esforço financeiro da edilidade, mas possui uma “pérgola”.
No que diz respeito às instalações sanitárias é de lamentar que as antigas e bem localizadas no centro do parque e próximo do parque infantil, ainda não tenham sido modernizadas e continuem encerradas.

P.S.- Bem-hajas amigo António P. pela informação

20120416

Vizeu - Arco dos Mellos


VIZEU – 10
ARCO DOS MELLOS
Das sete portas da cidade acabadas de construir com a muralha em 1472 apenas existem esta e a denominada do Arco, ao fundo da Rua dos Cavalleiros. Ao lado, na face externa está a imagem de Santo António e na interna a de S. Borja advogado e padroeiro do reino contra os terramotos. Na face externa existem três letreiros. O mais antigo, quasi apagado diz quando se construíram os muros e portas, o immediato no tempo, a escolha da Mãe de Deus para padroeira do reino e a defeza da sua immaculada concepção, no tempo de D. João IV. O mais moderno refere-se ao governo das armas da Beira, de D. Sancho Manuel.
PORTUGAL-DXXVI
Confeitaria Santa Ritta – VIZEU
Bilhete Postal (Union Postale Universelle) não circulado, Franquia 10 Réis para Portugal e Hespanha e respectivas colónias, 25 Réis para o estrangeiro


Melhoramentos nas Magnólias - Balsa



A Junta de Freguesia do Coração de Jesus vai proceder à “Requalificação do Polidesportivo da Urbanização das Magnólias”, localizado na Balsa, um espaço que se encontrava bastante degrado e a necessitar atenção. Os trabalhos são inteiramente financiados por um "Contrato Programa – PROVISAR", estabelecido entre a edilidade viseense e a junta de freguesia.
Já é possível ver um alpendre que certamente irá receber  mobiliário urbano e apreciar uma pequena obra – uma simples abertura no muro de vedação, mas muito útil porque criou uma ligação directa com a estrada de circunvalação. Este melhoramento evitará a necessidade, eu próprio o fiz em variadas ocasiões, de saltar o muro.

Django Django – “Storm”



Os Django Django têm um novo single - “Storm”, retirado do álbum homónimo a editar no próximo dia 7 de Maio [pág. oficial]


Aldrabas, Batentes e Portas de Viseu


Batente em ferro fundido, mão direita segurando uma bola

“Give Me All Your Luvin'” - Madonna (Versão Banguecoque)


  
Uma paródia divertida de tributo à Madonna, a rainha da pop, feita com poucos meios em Banguecoque 

20120415

O Cabeçudo - "Mural da Semana"


O “Cabeçudo” continua em campanha. Desta vez, encontrei-o na Avenida 25 de Abril, quando se dirigia para o Rossio. O “Mural da semana”  tratava do polémico assunto das vacinas de gripe de 2009 e do regresso do Dr. Vale e Azevedo, a Portugal. O “Cabeçudo” no Facebook [ver]
Clique sobre a imagem para ler