EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091204

D. Afonso Henriques em Viseu



Quando em 27 de Janeiro de 2009 na TSF (*) o então vereador da cultura da Câmara Municipal de Viseu, José Moreira, anunciou o início das comemorações dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques para o dia 30 desse mês, com o ponto alto no mês de Agosto em que a cidade receberia um congresso internacional dedicado a Afonso Henriques e sua época, terá reconhecido que em Viseu não existia: (...) "beco, nem praça, nem busto, absolutamente nada com o nome do nosso primeiro rei" (...), enganou-se redondamente, como a imagem muito bem documenta.

Certamente muitos repararam que os pendões que anunciavam a celebração do nascimento daquele que viria a ser o nosso primeiro rei e que segundo a tese defendida por A. de Almeida Fernandes [ligação], secundado por outros historiadores aconteceu em Viseu foram retirados para dar lugar aos pendões do congresso da ANMP. Porém estava aprazada uma missa solene a realizar na Sé de Viseu no próximo dia 6 de Dezembro (11h00) o dia da sua morte acontecida em Coimbra no ano de 1185, de que não tive mais notícia.

* Fonte "Afonso Henriques: um Rei polémico" de Barroso da Fonte, Editora Cidade Berço, Guimarães, Junho de 2009 [ligação]. Obra publicada com o objectivo de "contestar a especulação" da tese de A. de Almeida Fernandes.