EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091016

A Cinzenta, Fria e Feia Realidade



Terminadas as obras do Programa Polis em Viseu, o Espelho de água e o Funicular foram as duas últimas, esta é uma boa oportunidade para fazer um pequeno balanço dos resultados. No espelho de água ainda faltam os restaurantes mas já "virou piscina" e o ambicioso plano para o Parque Urbano da Aguieira ficou por realizar mas hoje vou dedicar um pouco de atenção ao "Plano de Pormenor da Envolvente Urbana do Rio Pavia" que incluía o Campo da Feira de São Mateus.
A ambicionada "reconversão do recinto da Feira de São Mateus" foi um enorme fracasso. No lugar do planeado "novo espaço de qualidade", para usos múltiplos e atractivo durante todo o ano passou a existir um enorme espaço empedrado cinzento, frio, feio, rodeado por uma inestética vedação metálica. As condições para a realização da feira pouco ou nada melhoraram, em breve o espaço voltar a ser um enorme parque de estacionamento, para justificar a existência do funicular. Lembro que o plano original previa a construção de um parque subterrâneo no largo em frente do Pavilhão Multiusos, um segundo junto da Calçada de Viriato e um terceiro, mais pequeno, no local onde foi construída a estação superior do funicular.
Andaram muito mal quando decidiram abandonar a solução inicialmente prevista da passadeira/escada rolante para subir a Calçada de Viriato, que motivou a deslocação a Itália de responsáveis da câmara, de onde regressaram entusiasmados com o sistema. Mudaram de opinião com a justificação de que seria necessária outra passadeira para descer e isso tornaria a rua intransitável aos veículos dos moradores, segurança e bombeiros.
O funicular sobre carris, com duas carruagens e accionado por cabos de aço, depressa se revelou ser perigoso, desajustado ao local e obrigou à tomada de medidas de segurança não previstas. Também foi planeado um grande parque de estacionamento a norte da Cava de Viriato e a criação de um "vaivém" para a cidade que não saiu do papel.
Considero um erro continuar a atrair mais veículos, na mesma lógica continuam a alargar as entradas da cidade, com o trânsito a aumentar e em certas horas já complicado, e com carros amontoados por todo o lado continuam as obras para facilitar a chegada de mais viaturas. Para que o Campo de Viriato volte a ser um parque de estacionamento, só falta marcar os lugares, retirar as placas que ainda indicam que o lugar é exclusivamente pedonal, proíbem a passagem de viaturas com mais 5,5 ton excepto STUV, continuar a alargar a Avenida Emídio Navarro na parte em que atravessa o campo da feira para permitir que os autocarros de turismo retornem ao lugar de onde foram afastados e aumentar a fluidez do trânsito.
Para terminar, por hoje, fica uma interrogação - será que a mini-rotunda da Porta de Viriato irá ser "reformulada"? [Ver - Vídeo]