Continuam os trabalhos finais da montagem do "funicular" e para evitar a repetição de acidentes foi decidido pintar o espaço entre as linhas de amarelo e reduzir um pouco mais a largura da abertura central por onde "correm" os cabos de aço do sistema de tracção, mas apenas nas passadeiras existentes dentro da feira. O sistema será finalizado com a colocação de muitos sinais avisando ser - Proibida a circulação ao longo da linha.
Já reparei que a estação inferior - "Viriato", irá ficar dentro do recinto da Feira de São Mateus pelo que apenas será necessário abrir e fechar uma porta ou colocar um guarda, uma espécie de guarda de passagem de nível, no local para que as carruagens penetrem ou abandonem o Campo de Viriato a caminho da estação superior no alto da Calçada de Viriato - baptizada como - "Sé". Junto da estação chegou finalmente a ocasião para instalar um espaço ajardinado com a aplicação de "relva em tapete" e muitas flores de estufa.
Continuo na expectativa de perceber de que modo vão tapar os enormes buracos ainda abertos nos locais de duplicação da linha e sobretudo muito curioso por saber se o elevador irá funcionar durante os quarenta dias da próxima feira. Se a hipótese for verdadeira parece-me ser uma insensatez já que os veículos irão cruzar-se com milhares de pessoas e inúmeras crianças num local fechado, ao qual muitas vezes só se pode aceder comprando um bilhete e onde a segurança dos visitantes deveria seria considerada como um valor a salvaguardar.
Também gostaria de saber o que pensam os técnicos do IGESPAR sobre a "passadeira amarela" que passará a "enfeitar" a calçada em pleno Centro histórico de Viseu. Ainda há pouco foi "chumbado" um projecto para construir um parque subterrâneo para vinte automóveis no Largo António José Pereira [ligação], a deslado do Museu Grão Vasco