EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090812

Os Perigos do (de) Funicular de Viseu

Continuam os trabalhos finais da montagem do "funicular" e para evitar a repetição de acidentes foi decidido pintar o espaço entre as linhas de amarelo e reduzir um pouco mais a largura da abertura central por onde "correm" os cabos de aço do sistema de tracção, mas apenas nas passadeiras existentes dentro da feira. O sistema será finalizado com a colocação de muitos sinais avisando ser - Proibida a circulação ao longo da linha.
Já reparei que a estação inferior - "Viriato", irá ficar dentro do recinto da Feira de São Mateus pelo que apenas será necessário abrir e fechar uma porta ou colocar um guarda, uma espécie de guarda de passagem de nível, no local para que as carruagens penetrem ou abandonem o Campo de Viriato a caminho da estação superior no alto da Calçada de Viriato - baptizada como - "Sé". Junto da estação chegou finalmente a ocasião para instalar um espaço ajardinado com a aplicação de "relva em tapete" e muitas flores de estufa.

Continuo na expectativa de perceber de que modo vão tapar os enormes buracos ainda abertos nos locais de duplicação da linha e sobretudo muito curioso por saber se o elevador irá funcionar durante os quarenta dias da próxima feira. Se a hipótese for verdadeira parece-me ser uma insensatez já que os veículos irão cruzar-se com milhares de pessoas e inúmeras crianças num local fechado, ao qual muitas vezes só se pode aceder comprando um bilhete e onde a segurança dos visitantes deveria seria considerada como um valor a salvaguardar.

Também gostaria de saber o que pensam os técnicos do IGESPAR sobre a "passadeira amarela" que passará a "enfeitar" a calçada em pleno Centro histórico de Viseu. Ainda há pouco foi "chumbado" um projecto para construir um parque subterrâneo para vinte automóveis no Largo António José Pereira [ligação], a deslado do Museu Grão Vasco