EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20081130

Encontrei um Tortulho na Cava de Viriato!


Desta vez não cometi o erro do ano passado e quando avistei na Rua dos Plátanos entre a relva que agora cresce na Cava de Viriato, graças às ainda inacabadas obras de “Requalificação e arranjo paisagístico” trabalhos integrados no Programa Polis de Viseu, este exemplar de "Macrolepiota procera", conhecido entre nós por tortulho, frade ou padeiro. Não hesitei e depois de o fotografar levei-o para casa para me deliciar com uma saborosa dádiva da natureza. Esperançado ainda procurei o parceiro ou parceiros, estes cogumelos costumam aparecer em grupos e por vezes atingem os 30 a 40 cms, mas foi infelizmente foi uma busca infrutífera... Apesar deste medir pouco mais de 20 cms fiquei feliz pelo momento de sorte. No dia seguinte foi preparado na frigideira apenas com um pouco de azeite, sal e muita cebola cortada em rodelas. Serviu para acompanhar batatas "aferventadas" e um pouco de boroa de milho. Ficou divinal! A sobremesa igualmente deliciosa, mas felizmente menos rara, foi um “caldo” de abóbora com leite, temperado com um pedaço de pau de canela numa receita tradicional que a minha mãe prepara para dias especiais, como foi o caso.

Muita atenção porque se não for um bom conhecedor nunca deverá colher cogumelos para servirem de alimento.