EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20081111

Azulejos de Viseu - Praça da República


“- Passeio de D. Fernando, - outr’ora Quinta de Maçorim, - depois Campo de Maçorim, feito em parte da mencionada quinta.
Denominou-se também Rocio de Santo Antonio, depois junto d’elle, na parte restante da bella quinta de Maçorim, se fez o convento de Santo Antonio, de frades capuchos.
É hoje o campo e o passeio publico mais bonito de Viseu, mas pouco espaçoso, pouco alindado e muito irregular.
Tem apenas algumas arvores de grande porte, alguns bancos e um pavilhão onde costuma tocar nos domingos e quintas feiras a banda regimental, - e no dicto campo, se erguem os novos Paços do concelho.
Viseu, sendo capital de província e uma cidade tão importante e de tantos recursos (desculpem os viseenses a franqueza) não tem um jardim publico, nem uma alameda, nem um boulevard, avenida ou parque de recreio
!” (...)

Retirado de “PORTUGAL ANTIGO E MODERNO, DICCIONARIO...” de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira. Lisboa, Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 5 - Largo de Camões – 6, 1890.

Já se iniciaram as obras projectadas pela equipa liderada pelo Arqui. Carlos Alexandre Graça e adjudicadas por 717.515,58 € + IVA que têm como objectivo a "requalificação da Praça da República".
Soube que desistiram da instalação dos repuxos (géisers) e que entre as várias inovações vão estar os novos candeeiros que poderão substituir o velho coreto e a "Banda do 14" para dar música, todos os dias se necessário, aos utilizadores da praça. Um aviso de amigo - não se esqueçam de tirar a licença... (Azulejos da Fábrica Constância- Lisboa)