EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170911

#viseufazmal


GIF via GIPHY
Pormenores do monumental painel de azulejos do Rossio, do Mestre Joaquim Lopes, azulejos da Fábrica do Agueiro (Vila Nova de Gaia), 1931. Obra da Comissão de Iniciativa e Turismo de Viseu


GIF via GIPHY

Na década de 1920 e 30, a Praça da República (Rossio) recebeu vários melhoramentos promovidos, pela Câmara Municipal de Viseu e pela Comissão de Iniciativa e Turismo de Viseu, criada em 1926, para fomentar a actividade turística. Na rampa que liga a Rua Formosa à Rua do Soar de Cima, bordejando o Largo Major Teles (Jardim das Mães), a Comissão de Iniciativa realizou várias intervenções, com relevo para a colocação da balaustrada de granito e um conjunto de candeeiros, “arte nova”, infelizmente desaparecidos. O extenso e alto muro de suporte da rampa em 1930 apresentava um aspecto muito pobre, face ao conjunto urbanístico envolvente. Por proposta do Capitão Almeida Moreira, a comissão decidiu revestir a “curva do Rossio” com um painel de azulejos decorativos e artísticos. O artista escolhido foi o Mestre Joaquim Lopes (1886 – 1956), pintor de reconhecido mérito e professor da Escola de Belas Artes do Porto e os azulejos foram produzidos pela extinta Fábrica do Agueiro (Vila Nova de Gaia).  A vontade inicial era a de assinalar os pontos principais de interesse turístico da região, mas o programa executado foi a representação de motivos alusivos a figuras e cenas do mundo rural da Beira-Alta, com o maior destaque para as feiras. O painel viria a ser inaugurado no dia 13 de Dezembro de 1931, ocasião em que a comissão fez a sua simbólica entrega à câmara municipal.
Com a passagem dos anos o painel viria a tornar-se num dos maiores ícones de Viseu e agora a mostrar vários sinais da passagem do tempo, estando a exigir a atenção do município, para mandar fabricar e colocar vários azulejos em falta, executar a limpeza e restauro de todo o painel que sofre de vários males, incluindo a retirada de plantas que teimam em crescer nas pequenas frestas do muro. 
Portanto mais uma ocasião para usar: #viseufazmal