EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170104

900 Anos de D. Afonso Henriques


GIF via GIPHY

Envelopes e selos comemorativo dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques com a marca do dia - Viseu e Carimbo do 1º dia de circulação, 24 de Junho de 2009. Neste mesmo dia, do ano de 1128, aconteceu a batalha São Mamede,  no campo do mesmo nome junto a Guimarães, entre D. Afonso Henriques as tropas de sua mãe D. Teresa e do seu amante o conde galego Fernão Peres de Trava. No exército de D. Teresa estavam muitos cavaleiros de Coimbra e de Viseu, o jovem príncipe contava com o apoio da nobreza portucalense receosa da incorporação do condado na Galiza. D. Afonso Henriques mandou prender a mãe e mais tarde casou com uma prima do Conde da Borgonha, D. Mafalda, filha do conde de Mouriana e Sabóia, Amadeu III, uma aliança destinada a assegurar apoio para a sua causa. Muitos consideram esta data como decisiva para a independência do condado que viria a ser o Reino de Portugal.
Se Guimarães usa orgulhosamente o título de "Berço da Pátria", a cidade de Viseu também se pode orgulhar de ter sido o "Berço de D. Afonso Henriques". É muito simples, se na época D. Teresa, a mãe, estava em Viseu só aqui poderia ter nascido o seu filho.

(...)" As bases desta investigação, sem as quais ela seria impraticável, ou baldada, são duas: uma, o conhecimento da data suficientemente aproximada do nascimento de D. Afonso Henriques; a outra, a residência de D. Teresa quando ele veio à luz. A data é possível sabê-la pelas indicações da época: tendo dois para três anos quando morreu seu pai, o que sucedeu em Maio de 1112, e sendo que aquela expressão vulgar significa mais próximo os três anos que os dois, concluímos, calculando dois anos e uns nove meses, o meado do Verão de 1109. Quanto à residência de D. Teresa, temos provada para ela Viseu, precisamente então." (...)