EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150920

Novidades do Funicular



As chuvas dos últimos dias além de terem contribuído para diminuir a seca que em algumas regiões de Portugal, esteve classificada como severa e mesmo extrema, também foi benéfica ao "Funicular de Viseu" porque a água arrastou a sujidade acumulada no túnel técnico. Agora a limpeza está facilitada uma vez que a corrente de água arrastou muito "lixo" para a rede de retenção montada na Rua Serpa Pinto e para o troço da via mais baixo junto à estação inferior "Viriato". A acção benfazeja da água da chuva também aconteceu no exterior da via, com maior relevância para as pontas de cigarro, acumuladas junto aos carris, nas proximidades da pastelaria.
O sistema hidráulico que fecha os dois buracos existentes na via férrea, para permitir a duplicação da via e o cruzamento das cabines, continua avariado. Pela minha observação e uma vez que às 20h00, depois de cumprido o horário do ascensor os buracos são fechados, o problema deverá ser motivado por deficiência do automatismo. O pessoal do controlo talvez com receio que mecanismo deixe de funcionar, não acredito que seja por comodismo, limita-se a abrir os buracos pela manhã e a encerrá-los à noite.
Uma semana depois de terminada a feira anual, o ascensor continua a ostentar publicidade do banco que foi o principal patrocinador do evento. Será um bónus ou o contrato continua válido, quem sabe para a edição do próximo ano? E a anunciada "Viseu Marca", irá substituir a "Expovis – Promoção e Eventos, Lda" na organização da feira ?