EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20141219

Vandalismo? Dr. Almeida Henriques!

 

Afinal o Dr. Almeida Henriques está preocupado com os elevados custos de funcionamento e manutenção do "Funicular de Viseu". Não o vi tão preocupado no dia da aprovação do Orçamento Municipal onde foi consignada uma verba de 300.000 euros para esse efeito. O custo de mais de 4 euros por passageiro transportado pelo ascensor significa que a média diária é de cerca de 200 utentes e 7 passageiros em cada viagem, ou seja uma taxa efectiva de utilização de 7% da capacidade de transporte disponível. Uma vez que estes números já incluem os "records batidos" durante a feira anual [ler] que levaram a anunciar que em 2015, o funicular passaria a ter uma paragem dentro do recinto da feira, parece-me existir uma grande alteração de planos. Mas há mais porque a proposta nº 2 do Orçamento Participativo, pretende ver alargado o horário de funcionamento do funicular e dos mini-autocarros eléctricos, nos dias de semana até à 1h00 e aos fins-de-semana até às 2h30 com um custo anual, estimado pelo técnicos da câmara de apenas 5.000 euros... que dá vontade rir [ler]! O ascensor funciona entre as 8h30 e as 20h00, realizando 32 viagens [ler].
O longo período de inactividade do funicular, por imperativos de "manutenção" está a ser benéfico para as contas do município porque enquanto estiver parado não consome energia.
Será que a revisão do Plano de Mobilidade irá terminar com as viagens gratuitas? o equipamento tem duas máquinas para venda de bilhetes que nunca foram utilizadas e devem estar cheias de ferrugem... se o município optar por essa via o número de utilizadores certamente irá baixar ainda mais, uma vez que durante a gestão do Dr. Fernando Ruas, os números divulgados apontavam para uma taxa de utilização de cerca de 10%.
Francamente Dr. Almeida Henriques! sei que pelo menos numa ocasião esteve a verificar os estragos na vedação da via férrea, acha mesmo que os sucessivos embates na vedação são "actos de vandalismo" [ver]? felizmente não andam à solta tantos "maluquinhos" que fossem estragar as suas viaturas a derrubar os tubos ou os ferros. Talvez até já tenham chegado à câmara municipal algumas queixas de infelizes automobilistas que consideram que a via está mal sinalizada. Certo é que parte da vedação derrubada no passado fim-de-semana foi reforçada com a colocação de 3 ferros idênticos ao da segunda imagem, com o objectivo de causar maiores prejuízos aos vândalos. Esta original solução já tem vindo a ser aplicada noutros locais da via mais "atacados" pelos vândalos do costume que ninguém sabe porque motivo não são identificados, através do sistema de vídeo vigilância que deverá estar devidamente licenciado, e obrigados a pagar os prejuízos causados ao município.

P.S. - O funicular continua estranhamente "em manutenção", terá sido este o facto que originou as declarações do presidente da Câmara de Viseu, Dr. Almeida Henriques, aos jornalistas, no final da reunião do executivo, realizada ontem em Orgens [Diário de Viseu].