EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20141231

O Funicular de Viseu


 

A grande notícia deste final de ano é o anúncio da abertura de um concurso público para operação, manutenção e condução do "Funicular de Viseu", com o objectivo de fazer baixar em 20% os custos que em 2014 estiveram próximos dos 350.000 euros. Em poucos dias, de 18 a 30 de Dezembro, os custo aumentaram 50.000 euros, apesar da carruagem nº 1 na imagem continuar amolgada e suja [ler]!
Uma vez que actualmente as tarefas de funcionamento do funicular estão a cargo de duas empresas diferentes e o contrato de "condução" apenas termina no final de Julho de 2015, só depois dessa data o futuro contrato e a poupança pretendida entrará em completa execução, segundo as declarações de ontem do Dr. Almeida Henriques, no final da reunião do executivo camarário. Segundo o autarca esta decisão irá avançar mesmo sem estar concluído o "Plano de Mobilidade que é de nova geração", portanto sem estar definido se o ascensor irá continuar a "andar às moscas" e a consumir recursos financeiros injustificados, ou a funcionar apenas como o "comboio turístico", nos meses de Verão e épocas festivas.
O facto da utilização do funicular passar a exigir a emissão de um bilhete, embora a custo zero é uma boa medida para permitir a contagem real do número de utentes, porque já muitas vezes verifiquei que o apuramento é manual e comunicado à central via telefone. A continuação de viagens gratuitas está assegurada durante o ano 2015.
Agora resta esperar que estas vontades se concretizem porque os concursos públicos geralmente são demorados, sabe-se quando abrem e terminam mas por vezes suscitam-se problemas a resolver nos Tribunais e será que os concorrentes irão apresentar propostas próximas dos 283.242 euros, IVA incluído, o valor base desejado pelo município ou quem sabe um valor ainda menor desde que assegurada a qualidade e segurança do serviço?
Ler notícia no "Porto Canal" [ligação]