O imóvel localizado na Rua Dr. Luís Ferreira (Rua do Comércio) nº 69 a 73, foi edificado em 1914 por iniciativa de Baltazar Pessanha de Faria Coutinho. A fachada foi decorada com azulejos ao gosto da Arte Nova, da fábrica Fonte Nova em Aveiro. Azulejos monocromáticos de padrão, de hábil conjugação entre o azul e escuro, revestem a totalidade do primeiro e segundo andar. A decoração é ritmada na horizontal - “(…) onde se destacam de forma sequencial bolbos envoltos em linhas sinuosas. O brilho, os tons e formas representadas dão à fachada, beleza e vida”.
No início dos século XX a azulejaria Arte Nova estava na moda, neste caso foi o proprietário do edifício quem apresentou ao fabricante o projecto para os azulejos que embora tivessem sido produzido em série, receberam acabamento manual a pincel.
Fonte: Elsa Ferreira de Figueiredo in “Azulejo Arte Nova em Viseu – Seu Valor Patrimonial”, dissertação para obtenção do grau de Mestre em História Ibero-Americana pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique – Porto, 2006