Reedição oportuna da publicação de 1998, há muito esgotada, resultante dum trabalho de investigação e recolha de imagens destinado ao Pavilhão de Portugal na EXPO’98 que permitirá conhecer melhor o território e as especificidades da “identidade” portuguesa. Apesar do tempo decorrido continua a ser uma obra de síntese muito válida, completada com várias centenas de fotos de Duarte Belo e legendas, de grande qualidade.
"Vamos esquecer a terra? É nela que nos apoiamos, dela que nos alimentamos, ela que configura o nosso espaço, ela que condiciona as nossas comunicações físicas. Nela que moraram os nossos antepassados. Marcados pelo território, transmitiram-nos as estruturas sociais com que nos organizamos, as técnicas agrícolas que em parte a dominam, e tudo o mais que foi moldando as nossas comunidades até hoje. O território é o elemento permanente da identidade. Por isso acentuados a presença da terra e procurámos, por meio da fotografia de paisagens em monumentos, representamos sinais de permanência ou da longa duração"
José Mattoso, Suzanne Daveau e Duarte Belo, do prefácio
“Portugal, O Sabor da Terra, Um retrato histórico e geográfico por regiões” – de José Mattoso, Suzanne Daveau e Duarte Belo, Circulo de Leitores e Temas e Debates 2010, 2ª edição, Março de 2011