EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20111001

Outono no "Lago da Cava de Viriato"


O "lago" da Cava de Viriato [ligação] estava ontem como esta "amostra" de imagens documenta. Havia muito mais para mostrar mas...
Antecedendo o início das obras de “requalificação”, projecto do arquitecto Gonçalo Byrne, foram colocadas estacas de madeira ou pintadas sinais no monumento. Uma vez que também havia estacas no “lago”, uma parte do antigo fosso defensivo que durante grande parte do ano tem água, pensei que os trabalhos incluiriam, além dos trabalhos nos taludes, a limpeza e consolidação deste troço do fosso.
Estava enganado porque ainda nada foi feito, porém algumas das estacas ainda continuam no local. A “lixeira”, constituída sobretudo por pneus e objectos de vidro ou plástico, está à vista ou escondida pelas ervas altas que crescem nos meses de Verão, quando a água desaparece.
Talvez o “lago” seja propriedade privada mas essa razão não poderá justificar tal estado de abandono porque a câmara municipal tem mecanismos para obrigar os donos a limpar o local, incluindo o mato e os enormes silvados da vizinha Quinta da Machada.