Pois é verdade as trutas voltaram mas foram criadas em viveiro e depois largadas no rio. Não sabemos quem pagou a factura ou se terão sido oferta? É certo que vários pequenos ribeiros e o rio foram despoluídos, numa operação que se prolongou por cerca de duas dezenas de anos, sobretudo na zona urbana de Viseu, embora ainda existam alguns pontos negros. Já há alguns anos que se pescava no Rio Pavia, sobretudo carpas e pimpões, que nos meses de estio conseguiam sobreviver na água estagnada e mal cheirosa. Também os alunos da Escola Viriato, há poucos anos, fizeram uma "largada de trutas" que não sobreviveram às lontras e sobretudo ao estio. O mesmo deverá suceder no próximo Verão pois as trutas necessitam de água limpa e sempre corrente o que não deverá acontecer. No ano passado o rio não secou porque as comportas das represas (Casa da Ribeira, Ponte de Pau e Moinhos da Balsa) mantiveram-se encerradas, com água muito suja e a cheirar mal. Para garantir a sobrevivência das trutas será necessário cumprir a velha promessa de represar água a montante da cidade, inicialmente previu-se a construção de três "mini-barragens", depois apenas duas e finalmente só uma, na Ribeira da Fraga, para garantir água corrente e de boa qualidade durante todo o ano e ainda minimizar o efeito das cheias.
P.S. - Não se esqueçam de levar a licença e da existência da "Concessão de Pesca Desportiva" que determina que a pesca só é "livre" depois do açude da Casa da Ribeira.
Encontrei este pescador perto dos moinhos da Balsa e ignoro se teve sorte ou esteve só a "dar banho à minhoca"...
Saiba o destino que tiveram as carpas no Verão de 2007 [ligação], veja a "Lavagem do rio" em 2009 [ligação] e por fim, leia a notícia publicada hoje sobre as trutas [ligação].