EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070902

Más Notícias no Rio Pavia!

Carpas Mortas a Apodrecer


Ontem passei na Ponte da Azenha e apercebi-me da existência de muitos peixes mortos junto às margens do Rio Pavia e na represa. Hoje fui a Vildemoinhos e confirmei que a situação é em tudo idêntica. É sabido que as carpas e os pimpões são peixes capazes e viver em águas sujas e pouco oxigenadas. As carpas são peixes exóticos de origem asiática, muito vorazes e comem toda a concorrência. Devido a sua capacidade de resistência terão sido escolhidas para repovoar o Pavia em substituição dos barbos, bogas e enguias (ou trutas!?) que por lá viveram durante milénios. Nem as carpas resistiram a tanta sujidade e começaram a morrer. Ao longo do rio é possível encontrar peixes em vários estados de apodrecimento e o mau cheiro começa a ser pestilento. As lontras e as garças vão ter de procurar comida por outras paragens.
Aqui ficam algumas fotos para comprovar, sem mais comentários para não ser acusado de verrinoso e maldizente!