EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100429

Pedrada nº 3 - Parque Radial de Santiago



Com a chegada da Primavera e com o calor dos últimos dias o "Parque Urbano da Radial de Santiago", uma obra do Programa POLIS, o local onde inicialmente a câmara municipal pretendia instalar a feira semanal, voltou a ser procurado para passeios, caminhadas e namoricos. No último fim-de-semana foi invadido por muitas crianças que aprendiam a andar de bicicleta, aproveitando o piso plano e macio.
A edilidade decidiu não transferir a feira e transformar o espaço, depois de feitas as necessárias adaptações, num local únicamente para lazer mas até hoje a única alteração foi a instalação de alguns aparelhos de ginástica.
A "pedrada" de hoje tem vários alvos porque existem vários culpados da situação que é possível observar no parque. São nove as caixas dotadas de torneiras que continuam arrombadas que poderão ser abertas e causar a perda de muitos milhares de litros de água. Nunca entendi bem qual a utilidade de tanta torneira mas parece-me ser evidente que as caixas foram mal projectadas ou mal executadas. Esta situação há muito que deveria ter sido solucionada pela ViseuPolis ou pela Câmara Municipal de Viseu. Poderiam, para começar, fechar a torneira de segurança, deverá existir uma, para prevenir os desperdícios.
Nem tudo é mau, para não ser acusado de má vontade, não posso deixar de "sinalizar" que a situação não é a mesma que vi em 13 de Outubro de 2009 [ligação], porque já levantaram a totalidade das portas caídas do chão... onde estiveram, nalguns casos, mais de um ano [ligação].

P.S. - Sobre a prometida "Praia Fluvial Urbana" a construir no Rio Pavia o assunto deverá estar a ser estudado pelos engenheiros.