EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100110

Inverno no "Lago da Cava de Viriato"

A muita chuva e as baixas temperaturas deste Inverno alteraram um pouco o habitual panorama no "Lago da Cava de Viriato", na realidade um vestígio do largo e outrora fundo fosso que protegia as muralhas de terra batida de uma fortaleza, provavelmente construída pelos árabes, há cerca um milhar de anos.
Nesta época do ano é habitual que parte do muito lixo apareça a flutuar porém desta vez a água começou a congelar especialmente nos lugares menos expostos à luz solar e menos profundos. Ontem observei muita geada e algum gelo com cerca de 2 cm de espessura mas ainda insuficiente para se poder caminhar sobre a água. Há cinco ou seis dezenas de anos era habitual a rapaziada da Estrada Velha e da vizinhança escorregar, correr sobre o gelo e deslizar dentro de caixotes de madeira que serviam para transportar a sardinha e que se não fossem bem lavados exalavam um cheiro horrível. Hoje apenas apoiei um pé e o gelo começou a estalar, também já não tenho peso de criança...
A água já transborda para a quinta vizinha como as imagens permitem confirmar e a lixeira que deveria envergonhar quem detém a autoridade para ordenar a limpeza do local ou executar a tarefa continua a conspurcar um Monumento Nacional, classificado desde 1910. [ligação- IPPAR]

P.S. - A iluminação do monumento permanece desligada. Parece-me que o seu funcionamento na proximidade do Natal se destinou a ajudar as renas do Pai Natal.