EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091120

"Remendos" na Rua da Ponte de Pau


Mais uma vez quero lembrar que estive de acordo com a criação de um meio mecânico para subir a Calçada de Viriato e que o Plano de Pormenor, inicial elaborado no âmbito do Programa Polis, sugeria: uma "escadaria/escada rolante" que tornaria a ascensão mais cómoda e seria um "acesso privilegiado ao centro histórico" [ligação]. O plano foi muito alterado e o Campo de Viriato, em vez de ser "uma nova grande praça pedonal", "um espaço público de qualidade", "de usos múltiplos" voltou a ser um enorme parque de estacionamento para justificar a existência do funicular que devido ao tipo de carril e à "motorização" criaram situações perigosas e mesmo ridículas .
Não vou alargar-me em considerações mas apenas divulgar que as chapas metálicas voltaram à Rua da Ponte de Pau, desta vez são seis, para aborrecimento dos comerciantes e incómodo dos moradores. Há dois dias que a rua tem estado cortada ao trânsito, durante o horário de trabalho dos operários, e assim irá continuar por mais algum tempo para possibilitar a reparação das lajes de granito partidas ou soltas. Duvido que o problema fique definitivamente resolvido porque o projecto e a sua execução poderiam ser de melhor qualidade. Tem sido bem evidente que o piso não tem a solidez necessária para suportar a passagem de um tão grande número de veículos, especialmente de pesados.
Como se vê a linha do funicular tem um aspecto deplorável porque continua desprezada. Confesso que sorri, muito, quando li que os estragos na vedação resultaram de actos criminosos, praticados por "vândalos à solta" e não dos embates provocados por erros de condução, faltas de atenção ou excesso de velocidade. Finalmente lamenta-se o descuido dos responsáveis pela manutenção da linha que tardam em reparar os estragos que vão acontecendo.