EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091104

Há Gigantes no Fontelo...

O nome científico deste fungos é "Laetiporus sulphureus", ontem fui à Mata do Fontelo e como vem sendo habitual encontrei-os agarrados ao tronco e junto das raízes de um velho carvalho já decrépito. Apesar do seu razoável tamanho, o maior já terá cerca de 50cm, ainda se encontram em fase de crescimento. Habitualmente parasitavam duas ou três árvores mas desta vez só os encontrei numa. Daqui a uns dias vou passar pelo local para ver o seu crescimento, só desejo que entretanto ninguém os destrua...
"NÃO, é aberrante. Cada cogumelo tem uma utilidade ecológica e pode servir de alimento a outros animais... ou a outros cogumelos... A estupidez, alguns vão até a destruição dos cogumelos desconhecidos enquanto que um mycologico acha uma espécie interessante ou simplesmente leva-o ao reconhecimento." (...)
Mais sobre fungos e cogumelos no blogue "viseufunghi -Portugal e os Cogumelos", do Eng° Agr.- Paulo Teixeira [ligação] ou fotos em "viseufunghi - Cogumelos" [ligação].
Muita atenção se não for um bom conhecedor não apanhe cogumelos para servirem de alimento.