D. Afonso Henriques concedeu o primeiro Foral à "Vila do Banho" (concelho), as actuais Termas de São Pedro do Sul, no ano de 1152. Em 1169 o nosso primeiro rei, depois do acidente e da fractura da perna direita que sofreu no ataque a Badajoz, veio procurar alívio às Caldas Lafonenses onde mandou construir uma pequena capela dedicada a São Martinho, ainda hoje aberta ao culto.
Por estes motivos o novo balneário inaugurado em 1987 recentemente ampliado e renovado usa a designação de "Balneário D. Afonso Henriques".
O agora também renovado e modernizado balneário mandado construir pela câmara municipal em 1884 e que veio substituir o velho Hospital Real das Caldas de Lafões, criado por D. Manuel I em 1500, tem a designação que lhe foi atribuída, por Decreto Real de 1895, de Balneário Rainha D. Amélia.
D. Amélia de Orleães foi esposa e depois viúva do há 100 anos espingardeado rei D. Carlos que a partir de 1894 e por várias vezes veio tratar-se com as águas quentes e sulfurosas da margem esquerda do rio Vouga.