EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090908

A Futura Sede do "Orfeão de Viseu"




No início da tarde de ontem foi assinado o contrato para execução da primeira fase das obras de transformação das ruínas do antigo Matadouro Municipal, na Rua Serpa Pinto junto ao Rio Pavia, na futura sede do Orfeão de Viseu. A associação fundada em 1929, está precariamente instalada na Avenida Capitão Homem Ribeiro, nas ex-instalações da Federação do Vinicultores do Dão, vendeu parte da sua anterior sede, no edifício do antigo Montepio Viseense na Rua Direita, e com o produto dessa venda, apoios da câmara municipal e do QREN vai construir no antigo matadouro que lhe foi cedido pela câmara. O arquitecto vai aproveitar a estrutura do velho edifício, construído nos finais do século XIX, preservando algumas das suas memórias para dotar a associação dum espaço multiusos moderno e funcional.
Na cerimónia da assinatura do contrato de adjudicação das obras, com prazo de execução de meio ano e com um custo de 300.000 euros estiveram presentes o Presidente da Direcção do Orfeão, António Vicente, o Presidente da Assembleia Geral do Orfeão, Almeida Henriques, o Arquitecto Miguel Mota, o Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, respectivamente Fernando Ruas e Américo Nunes e diversos convidados ou amigos do orfeão.
Desaparece assim uma vergonhosa "sala de chuto" e finalmente foi dado o primeiro passo para a regeneração urbana da margem sul do rio Pavia a necessitar de urgente intervenção uma vez que tem vários edifícios degradados e em ruínas. No futuro poderá ser construída uma ponte pedonal para ligar o Orfeão ao fronteiro "Espelho de Água" e no Largo do Matadouro, local onde se realizaram luzidos e animados arraiais, está a ser estudada a hipótese de construir um pequeno anfiteatro ao ar livre. Boas notícias, desta vez, que naturalmente muito me alegram.

Conheça a história do "Orfeão de Viseu" [Ligação]