EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090210

Na Avenida 25 de Abril



A figura em destaque nesta imagem desconfiava e com razão diga-se do grande viseense que foi o Dr. José de Azeredo Perdigão a quem apelidava de "vermelhusco".
Depois vencer um "concurso" de popularidade organizado por uma estação de televisão, com mais de 40% dos votos, ultrapassando grandes figuras como outro viseense D. Afonso Henriques, voltou à ribalta com a exibição de uma série televisiva que procura retratar a sua vida intima e os seus muitos amores, bem escondidos durante muitos anos porque a propaganda oficial dizia que o grande homem tinha casado com a Pátria e os opositores queriam colar-lhe uma máscara de homem duro, frio e sem sentimentos. Afinal era um sedutor e dizem que bom na cama!
Essa ficção televisiva tomou a liberdade de apresentar uma nova versão para a queda que apressou o fim, em vez dum tombo da cadeira o trambolhão teria acontecido na banheira. De qualquer modo é certo que caiu...

Curiosamente esta foto foi captada numa avenida da nossa cidade que foi baptizada em sua honra em 1955 e contém mais um dos meus já habituais auto-retratos, desta vez não esperado. Estou certo que quase todos já identificaram a personalidade no cartaz.