EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090113

O Futuro Funicular em Viseu

Certamente que muitos do meus amigos e visitantes estranharam a falta de imagens e notícias sobre as obras para a instalação funicular que ligará o Campo de Viriato, lugar da realização da secular Feira de São Mateus, junto à Rua da Ponte de Pau (estação inferior) com a Travessa da Misericórdia perto do Adro da Sé (estação superior). As obras iniciaram-se no último Verão e prevê-se que venham a estar prontas no próximo mês de Março. Com esta obra orçamentada em mais de 5 milhões de euros pretende-se facilitar o acesso ao Centro Histórico, dinamizar o seu comércio decadente e também convidar os turistas a visitar a “requalificada” Cava de Viriato. Os trabalhos abrangem várias ruas (Rua Silva Gaio, Travessa da Misericórdia, Calçada de Viriato, Rua Serpa Pinto, Rua da Ponte Pau, Rua D. José da Cruz Moreira Pinto e Campo de Viriato) e foram motivo para o descontentamento dos moradores pelos incómodos e transtornos causados. O caso mais recente aconteceu quando alguns dos moradores e comerciantes se aperceberam que os acessos às suas casas, estabelecimentos e garagens irão ficar mais complicados. Nalguns casos será mesmo necessário construir alguns degraus. Tudo trabalhos que embora não estivessem previstos serão executados sem despesas para os visados sossegou-os a administração.
As opiniões sobre este enorme investimento dividem-se. Vamos aguardar para ver se esta iniciativa se irá traduzir em benefícios para os comerciantes e que outros ganhos trará para a cidade. Depois da curiosidade dos primeiros meses o número de passageiros transportados será um bom indicador.
Estou curioso de ver o funicular, nos dias de maior movimento, atravessar a ponte sobre o rio Pavia, o “abre e fecha” dos portões da Feira de São Mateus, o atravessamento de um rio de gente e por fim a saída da feira para parar na estação inferior.