EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20081120

O Açafrão



O Açafrão Bravo - "Crocus serotinus" encontrado na "Cava de Viriato"

O seu "parente", Açafrão - "Crocus sativus" já era usado na Grécia e na Roma antiga como planta medicinal mas também na alimentação e cosmética. Continua a ser uma especiaria muito apreciada e com um preço muito elevado. O açafrão é cultivado em grande escala na Espanha, Irão e na Índia. Para obter 1 kg de açafrão seco são necessárias entre 100.000 a 150.000 flores. As partes usadas para obtenção do açafrão são apenas os estames vermelho-alaranjados.
O açafrão tem sabor levemente amargo mas agradável, odor igualmente agradável, penetrante, doce, picante e floral. Na culinária o açafrão é empregado principalmente em pratos da cozinha dos países mediterrâneos, sendo muito usado na Espanha e em Itália.
São muitos os usos do açafrão na medicina tradicional: Poderá ser utilizado para aliviar dores menstruais, para facilitar a digestão e combater as cólicas. É óptimo para aliviar as dores originadas pelo aparecimento dos primeiros dentes e no tratamento de pequenas queimaduras. O açafrão nunca deverá ser utilizado pelas grávidas. Muito cuidado com o açafrão pois é muito tóxico e pode ser fatal em quantidades elevadas. 

ATENÇÃO: Nunca utilize plantas como medicamento se não for um conhecedor ou tiver aconselhamento especializado.