EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080923

Um Balanço da Feira São Mateus 2008


Bilhete com desenho de Pedro Miguel Almeida Regadas, Cucujães


O Diário de Viseu de hoje revela que a organização da Feira de São Mateus considerou ter havido “um balanço bastante positivo" e que o recinto recebeu mais de 200 mil visitantes. Verificou-se um acréscimo de cerca de 40 mil entradas e a receita de bilheteira foi de 500 mil euros. Para esse número terá contribuído a fiscalização das entradas por uma empresa privada de segurança. Nas suas declarações o gerente executivo da EXPOVIS revelou que foram os "Xutos e Pontapés" quem atraiu ao recinto da feira mais visitantes, 21 mil pessoas no dia 17 de Agosto, o dia de maior movimento.
Continuando a citar a notícia inserta do "Diário de Viseu" (...) "os expositores disseram que nunca viram tanta gente" e que as vendas só não foram melhores devido "à crise instalada, ou seja, as pessoas não gastam porque o dinheiro é pouco".

Acontece há vários anos que o número de visitantes tem sido estimado em 1 milhão (?!). Portanto ou a feira foi um "barrete" ou há aqui qualquer coisa que não bate certo...
Será que os números indicados incluem os dias em que a feira é paga e as entradas revertem a favor de várias organizações como a Paróquia de São José, as Conferências São Vicente Paulo, os Bombeiros Voluntários de Viseu ou a Liga dos Amigos da Rádio Renascença?
Por outro lado falta contabilizar as entradas no dias e horários em que as entradas são livres e dessas apenas se poderá fazer uma mera estimativa.
Um facto parece ser certo embora exista uma zona de incerteza o número de visitantes nunca poderá aproximar-se do exagerado "milhão" que já há anos vem sendo referido, por várias fontes, uma projecção que também consta da página oficial da EXPOVIS.