EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080409

9 Abril de 1918 - Batalha de La Lys



Monumento aos Mortos da Grande Guerra do Concelho de Viseu (Soldado Desconhecido). Homenagem da Câmara Municipal escultura de Anjos Teixeira -1928

(...) "Nesta batalha, que marcou a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial, os exércitos alemães, provocaram uma estrondosa derrota às tropas portuguesas, constituindo a maior catástrofe militar portuguesa depois da batalha de Alcácer-Quibir, em 1578." (...)

Leia mais na "Wikipédia" e também na "Área Militar".

Recordo o aprumo e o orgulho dos sobreviventes desta guerra (1914/1918) ao participarem na habitual cerimónia da deposição de flores. Nunca vi muitos e passaram naturalmente a comparecer cada vez menos. Com o decorrer dos anos não sobrou nenhum para testemunhar o sofrimento, a dor e a valentia do CEP - Corpo Expedicionário Português. Também lembro os pequenos capacetes cinzentos de metal que presos com um alfinete dobrado serviam para o "cravanço" no peditório para a Liga dos Combatentes. E ainda guardo de modo especial a lembrança de um veterano e sempre bem disposto militar que terminou os seus dias em Runa e que me contou histórias sobre francesas e gazeados.