EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080130

O segundo dos 5 parques subterrâneos


Monumento aos Mortos da Grande Guerra do Concelho de Viseu - "O Soldado Desconhecido" - escultura de Anjos Teixeira (1928)

Depois de ter escrito sobre o futuro parque subterrâneo para automóveis a construir no Largo de António José Pereira vou dedicar algum tempo ao caso do Largo Mouzinho de Albuquerque. Ao que tudo indica o Soldado desconhecido irá ter a mesma sorte do Viriato e será obrigado a deixar o lugar que ocupa desde 1928 para estagiar, largos meses ou anos, nalgum esconso armazém ou arrumo municipal.
É sabido que os parques subterrâneos são estruturas que colocam problemas devido à necessidade de construir rampas, túneis e respiros. Não é possível a construção destas infra-estruturas sem causar grande perturbação ao viver da cidade, deixar grandes marcas nas áreas intervencionadas e por vezes criar perigos não existentes anteriormente. Veja-se a entrada do parque subterrâneo da Santa Cristina que ocupou o passeio e parte da faixa de rodagem da Avenida Capitão Silva Pereira e contem-se os acidentes já ali ocorridos.
E porquê parques "enterrados"? Na Rua da Vitória já existe um parque construído num edifício e muito perto do Largo Mouzinho de Albuquerque, o Largo do Soldado Desconhecido, existe um espaço, já ocupado por viaturas, onde poderia ser construído um grande parque de estacionamento com caves e vários pisos. Se tivesse sido essa a opção não seria necessário esventrar o antigo Largo do Convento ou Terreiro das Freiras...onde já se realizaram muitas festas e touradas.