EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080113

Viseu não muito antigo




“Whoever arrives at Viseu either by the Valley of the Vouga railway or National Company’s line will alight at the same station, a building of pooe architectural aspect, and on leaving it will find himself in a small square wich connects the Captain Homem Ribeiro Avenida with the new António José de Almeida one still in construction.
Following that wooded thoroughfare, for about 100 metres Viriato’s Camp is discovered. In front is seen Viriato’s Cave, a Lusitano-Roaman entrenchment, octogonal in shape, and today transformed into a thickly wooded and pleasant promenade.” (...)


Viseu, September 1936

Chegava-se a Viseu de comboio...como se podia ler na abertura deste livrinho que dava a conhecer as belezas naturais, o património histórico construído e o artístico recolhido no Museu Grão Vasco.
A visita iniciava-se na Estação dos Caminhos-de-ferro seguida duma descrição da Cava e terminava com quatro sugestões para visitar o Monte de Santa Luzia, o Convento de Orgens, a Casa de Marzovelos e o Penedo da Saudade em Paradinha. É um guia para turistas ilustrado com diversas fotos dos locais mais interessantes da cidade, de algumas salas do museu e de emblemáticas pinturas de Grão Vasco.
Adquiri este guia no Verão passado na Feira das velharias que depois de transferida para o Mercado 2 de Maio, "requalificado" por Siza Vieira, está em constante declínio. Aquele espaço mais se assemelha a um cemitério já muitos o afirmaram. Melhor fortuna se deseja à Cava de Viriato onde no primeiro lanço, troço onde está o monumento dedicado a Viriato, os trabalhos me parecem exagerados. Esperemos que a modernização não vá longe demais e que não haja intervenções de mau gosto e desperdício.