EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20180511

A Capela da Via-Sacra


GIF via GIPHY



GIF via GIPHY

Segundo o Dr. Alexandre Alves a capela da Via Sacra foi edificada, em data incerta mas anterior ao séc. XV, sobre as ruínas duma pequena capela românica em honra do "Senhor do Horto". A capela passou a ser conhecida por "Capela da Via Sacra" porque era aí que estava instalado o Calvário da Via Sacra que os irmãos da Ordem Terceira de São Francisco faziam todas as sextas-feiras da Quaresma, com início na Igreja dos Terceiros (actual Praça da República) seguindo o trajecto inicial da antiga estrada romana Viseu-Seia. O edifício sofreu grandes acrescentos e remodelações em especial em 1690 quando a irmandade de S. Francisco das Chagas mandou construir os altares laterais e um novo corpo mais vasto. Os trabalhos foram concluídos em Março do ano seguinte e no dia 23, o Bispo D. Ricardo Russel autorizou a bênção dos altares e da igreja, para se fosse possível o culto e os enterramentos. Durante o séc. XVIII foram executados novos retábulos, renovaram-se as imagens e foi construído o campanário, tendo por modelo o da capela da Nossa Senhora dos Remédios, junto da Porta do Soar de Cima, e colocado um sino fundido por João de Argos.
Foi por iniciativa da irmandade de S. Francisco das Chagas que se iniciou a tradição da Procissão da Ressurreição no domingo de Pascoela em que participavam muitas crianças vestidas de "anjinhos" que no final recebiam amêndoas. No adro e em paralelo ao muro da velha estrada para Ranhados erguia-se o nicho do Calvário que hoje está encostado ao lado esquerdo do edifício. O nicho tinha uma cruz de madeira que o tempo levou.
O local é muito airoso e ainda há poucas décadas tinha várias frondosas árvores e alguns cedros que o tornavam, ainda mais agradável e um bonito miradouro da cidade, porém é de má memória porque foi o local onde durante a Idade Média se ergueu a forca da cidade, onde eram executados os criminosos. Felizmente a capela teve há alguns anos obras na cobertura, recebeu um telhado novo e as paredes interiores foram rebocadas. Exteriormente apresenta-se com a alvenaria à vista, sem o reboco e pintura. A capela encontra-se encerrada e com o interior lamentavelmente votado ao abandono.

"VIZEU - 21 - ERMIDA DA VIA-SACRA"



GIF Via GIPHY 

VIZEU - 21 - ERMIDA DA VIA-SACRA - Situada  n'um dos pontos  mais pitorescos da "vetusta cidade de Vacca", é no Domingo de Paschoella de cada ano que alli se venera a sua imponente festa que é muito concorrida. PORTUGAL - DXXXVII
Bilhete Postal Ilustrado, Union Postale Universelle, Fotógrafo e editor desconhecidos, circulado em 27 de Janeiro de 1910.