EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20180423

Recordando Clube Académico de Futebol


Clube Académico de Futebol vs União de Leiria, Época de 1987/1988, Subida, pela segunda vez, à Primeira Divisão Nacional, Equipa treinada por Carlos Alhinho e João Basto, Presidente - José Manuel Oliveira.

2º Plano – Quim, Morgado, Carlos Manuel, Delgado, Kapa e Sardinha 
1º Plano – Abel, João Luís, Rui Madeira, Cruz e Leal

O “Académico de Viseu" terá sido formado, nos primeiros anos do Séc. XX, por um grupo de alunos do Liceu e do Colégio da Via-Sacra. Daí a justificação para o nome do clube e a sua cor - o negro. A primeira notícia da sua existência foi encontrada na Imprensa, datada de 7 de Junho de 1914, e diz respeito a um desafio de futebol a realizar no Campo de Viriato, no dia 15 às 14 horas, entre “... os teams Sportivos de Tondela e do Académico de Viseu”. O Académico foi um grupo informal, até 1927, o ano da aprovação e entrega dos seus Estatutos na Federação Desportiva de Viseu, mais tarde Associação de Futebol de Viseu.
A data da fundação do Clube Académico de Futebol (C.A.F. /Académico de Viseu) foi indicada, aleatoriamente (?), como tendo ocorrido no ano de 1917. Esta associação desportiva foi extinta, por decisão judicial, na sequência de um processo de insolvência no início de 2006.