EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170823

"A Feirar Há 625 Anos"


GIF via GIPHY
(...) 

PARTE OFFICIAL
MINISTERIO DOS NEGOCIOS DO REINO
1ª Direcção. - 2ª Repartição

Sua megestad el-reI regente e em nome do rei a quem foi presente o officio nº 632 do governador civil do districto de Vizeu, dando conta da deliberação que tomara, com o voto unanime de todas as auctoridades e facultativios, reunidos em conselho, de supprimir por este ano a feira de S. Matheus, que se effectua no mez de Setembro. manda declarar ao mesmo governador, civil que houve por bem approvar a mencionada deliberação - a que se deverá, sem demorar, dar a maior publicidade por meio de editaes affixados em todos os conselho do districto, e publicados nos jornaes de Vizeu, Coimbra, Porto e Lisboa. Paço de Cintra, em 21 de julho de 1855. = Rodrigo da Fonseca Magalhâes,
(Diario do Governo nº 171.)

EDITAES

O governador civil de Vizeu, tendo attenção a que é da maior conveniencia publica manter todo o isolamento possivel entre os pontos actualmente inficcionados da cholera-morbus, que existe no distrito do Porto, Villa Real , e Guarda, bem como em alguns concelhos da margem esquerda do Douro pertencente ao districto de Vize; considerando que muito convem evitar as grandes accumulações, reconhecida causa de graves enfermidades, principalmente em vista da disposição tão perigosa como lamentavel, que hoje ameaça entre nós a existencia da humanidade; e attendendo outro sim ao voto de pessoas  competentes que foram ouvidas ácerca de tão transcendente negocio, julga da maior utilidade supprimir, como de facto supprimidas ficam por este anno, a romaria de Nossa Senhora da Lapa, que costuma effectuar-se em 15 d'agosto; a feira dos Remédios de Lamego, que deveria ter lugar no dia 8 de setembro; e bem assim a feira de São Matheus d'esta cidade, aqual costuma ter logar em 12 do mesmo mez de setembro.
Governo civil de Vizeu 25 de julho de 1855
Manoel de Mello e Castro d'Abreu

"O VIRIATO": JORNAL POLITICO, INSTRUCTIVO E COMMERCIAL, VIZEU,  Nº 34, SEXTA-FEIRA, 27 JULHO DE 1855

“A Feirar Há 625 Anos” foi o lema escolhido para a Feira anual de Viseu de 2017. Mas no decorrer de mais de seis séculos, a feira nem sempre se realizou. Guerras, pestes, epidemias de gentes ou animais, maus anos agrícolas ou falta de interesse, interromperam por várias vezes a feira.
Em 1855 a feira não se realizou por deliberação do governo civil, comunicada ao Ministério dos Negócios do Reino, pasta ocupada por Rodrigo da Fonseca Magalhães que concordou e levou a despacho real, sendo regente do reino por menoridade do futuro rei D. Pedro V, o seu pai D. Fernando II, viúvo de D. Maria II.
Uma epidemia de cólera (cholera morbus) atingiu Portugal nos anos de 1853 a 1855 mas o todo o séc. XIX ficou marcado por grandes pandemias. Às conhecidas peste negra, febre amarela e varíola e às endémicas: tuberculose, sífilis, tifo, febre tifoide, malária, sarampo, difteria, tosse convulsa e meningite, somaram-se  agressivas e devastadoras epidemias de cólera. D. Pedro V morreu muito jovem, apenas com 24 anos, vítima de febre tifóide, depois de um curto reinado de 8 anos, tendo subido ao trono apenas com 16.