EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170704

Novidades do Funicular de Viseu


GIF via GIPHY

Aguardamos, para breve a prometida implementação de mais medidas para aumentar a segurança, principalmente durante a realização da Feira anual de Viseu, daqueles que fazem a travessia da via férrea do Funicular de Viseu, nas passadeiras do interior do recinto. Tive conhecimento dos testes realizados com um sistema de cancelas, para impedir a circulação, proibida naturalmente, ao longo da linha e hoje obtive a informação da possível colocação de um sistema automatizado para encerrar e abrir a abertura central, onde num túnel técnico estão instalados os cabos de aço de tracção e que tem estado na origem de muitos acidentes, alguns deles obrigaram à intervenção da equipa de desencarceramento dos bombeiros e originaram ferimentos que necessitaram de internamento hospitalar e obrigaram à realização de várias intervenções cirúrgicas.


GIF via GIPHY

A cabine número 2 do Funicular de Viseu acidentada no dia 8 de Maio de 2016, continua amolgada e com a pintura e decoração danificada. Será que a cabine irá ser reparada antes da integração do ascensor no novo sistema de transportes - MUV (Mobilidade Urbana de Viseu), facto que deverá acontecer dentro de alguns meses?
Dois vidros da vedação da via, junto à estação inferior (Estação Viriato) foram quebrados por um automóvel que há mais de 1 mês,  sem o condutor desejar e de marcha a atrás, desceu os degraus da escadaria que separa a via do Campo de Viriato e ainda não foram substituídos. Será que o condutor da viatura não tinha seguro? a seguradora estará a ser preguiçosa, ou o risco não estaria coberto?