EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20161017

"Viseu - cidade de Afonso Henriques"


GIF via GIPHY

Viseu - terra de D. Afonso Henriques

 (...) "Uma pessoa não pode influenciar o seu próprio local de nascimento e este pouco ou nada nos diz sobre a sua personalidade nem sobre o seu percurso de vida. No entanto, quando falamos de um grande protagonista da História, com o estatuto de D. Afonso I, tal facto significa uma grande honra para a localidade que o viu nascer. (...)
Até à solicitação desta encomenda ao Dr. Almeida Fernandes não havia sido feito nenhum estudo específico sobre o local e data do nascimento do Conquistador. Os informes documentais de nascimento no tempo de D. Teresa e D. Henrique eram muito raros, em geral posteriores e nem sempre com indicação da localidade. O caso de D. Afonso Henriques, na ausência de documentação, apenas poderia vir a ser solucionado por deduções.
Almeida Fernandes meteu mãos à obra, consultou e cruzou documentos da época e, no final afirmou a solidez hermenêutica do seu trabalho e o seu espanto, afirmando-o o próprio: "...a conclusão a que cheguei, com surpresa crescente para mim mesmo. (...)
A encomenda do estudo sobre o local e data de nascimento de D. Afonso Henriques, por parte de Guimarães ao Dr. Almeida Fernandes, para decidir a contenda Guimarães-Coimbra, conduziu a uma solução inesperada, até para o próprio investigador - Viseu." (...)

Rui Moura, Coronel de Infantaria, Comandante do RI 14 in " Viseu - cidade de Afonso Henriques", Viseu, Agosto de 2009, edição da AVIS - Associação Cultural para o Debate de Ideias e Concretizações Culturais de Viseu que reúne textos de diversos autores com capa de Jorge Braga da Costa.