EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160903

Os "Acidentes no Funicular Continuam!"


GIF via GIPHY

CONTINUAM OS  ACIDENTES NO FUNICULAR DURANTE A FEIRA DE S. MATEUS

No último “Golpe de Vista” denunciámos mais um acidente provocado pela calha entre os carris do funicular, por onde passa o cabo de aço de tracção, logo no dia de inauguração da Feira de S. Mateus. Recordamos que uma jovem que enfiou a perna na calha teve de ser desencarcerada pelos bombeiros porque, como sempre acontece neste tipo de acidente, a perna cai desamparada e entra à pressão na abertura da calha, mas o joelho já não consegue sair.  
Entretanto, verificaram-se mais acidentes, um no dia 24 vitimou um jovem de cerca de 19 ou 20 anos, cujos pais disseram que nunca mais iriam à feira, excepto no dia seguinte para apresentar queixa à Viseu Marca; outro no passado Domingo, dia 28, com uma adolescente a ter de ser socorrida pela Cruz Vermelha. Também houve crianças sinistradas, mas os mais pequenos conseguem tirar o pé com facilidade, apesar de, naturalmente, não deixarem de se magoar ou ferir.   
Quando vimos o funicular parado durante uns dias, chegámos a pensar que teria sido a Viseu Marca ou o município a mandar suspender a circulação para evitar mais acidentes. Afinal, parece que se tratou apenas de mais uma avaria. O funicular continua a circular, apesar de tantos acidentes.
A Viseu Marca teve o cuidado de reforçar a vedação da linha do funicular com fitas sinalizadoras, quando este não circula, bem como os avisos de perigo ao longo da linha, mas como já temos denunciado, estas protecções não abrangem completamente as zonas de atravessamento dos peões, além de que dificilmente as pessoas reparam nos avisos e na abertura da calha, quando circulam umas atrás das outras.
Já houve anos em que, durante a Feira de S. Mateus,  a calha entre os carris do funicular foi protegida por chapas metálicas (que se mostraram inadequadas devido à dilatação pelo calor do sol criar lombas, também elas susceptiveis de fazer cair os peões) ou por protecções metálicas mais eficazes e metades de tubos de hidronil, em forma de meia cana.  Mas o problema só ficará completamente resolvido com a suspensão da circulação do funicular, pelo menos durante a Feira. (..)

"Golpe de Vista" artigo da responsabilidade do Núcleo de Viseu da "Associação Olho Vivo", publicado no quinzenário - "VIA RÁPIDA" de 1 de Setembro 2016