EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160904

Novidades do "Feirar no Ar"


GIF via GIPHY

Para colocar o balão de ar quente no ar as primeira tarefas são o desenrolar do "envelope" e o enchimento com com ajuda de um potente ventilador. Depois de cheio e ainda no solo segue-se uma manobra que exige muita perícia - ligar o queimador, alimentado com gás, para insuflar totalmente o "envelope", desta vez com ar  quente para que a cesta possa flutuar. 


GIF via GIPHY

Depois de conseguido o equilíbrio e reavaliadas as condições do vento, a máquina voadora com sucessivos reacendimentos do queimador, pode elevar-se finalmente no ar. 
As primeiras imagens foram recolhidas ao início da noite, no recinto da feira semanal, eram cerca das 20h15 e as últimas, uns 30 minutos depois. Mais tarde seriam 22h00 passei na estrada e reparei que o balão estava estacionado, certamente a aguardar quem pretendesse "Feirar no Ar".
O balão não deverá poder transportar mais de 3 ou 4 passageiros mais o piloto, é propriedade de uma empresa com sede em Lisboa que também está no negócio da publicidade (aliás o balão exibe a marca de bebida alcoólica, produzida à base de maçãs) e a propósito das viagens programadas para a feira anual, exibe uma tela com a marca do Município de Viseu. Talvez por essa razão as viagens em "Voo livre" custem a módica quantia de 50, e vez dos 150 Euros, preço médio cobrado noutros eventos? Apenas uma meia-dúzia de curiosos, alguns a fotografar, observavam as várias manobras e depois foram "feirar" à maneira antiga.