EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160311

Brigada Anti-Grafitti



Ontem tive a oportunidade de ver a brigada anti-grafitti da câmara municipal de Viseu em plena actividade. Em primeiro lugar avistei um conjunto de baldes de tinta, ferramentas de pintura e um escadote, junto à rede que serve para encarcerar o "Monumento a Viriato". Conjecturei logo que andariam a cobrir com tinta os grafitti existentes nas entradas do "Túnel de Viriato" e não me enganei.... Um pouco antes da hora de almoço, reparei que dois operários estiveram a ver as letras das inscrições, existentes nos muretes que ladeiam o conjunto escultórico que devido à muita insistência de um munícipe, que levantou o problema durante uma conversa realizada no "Stand da Cidade", da feira anual de 2015, seriam repintadas de maneira a permitir a leitura das inscrições que recordam quando, porque quem e porque motivos se erigiu o monumento. A pintura original dos "letreiros " era verde bronze, semelhante às estátuas e não vi esse tipo de tinta. Certamente não seria por simples curiosidade que foi feita a "inspecção", porém antes que as letras possam ser repintadas, irá ser necessário proceder a uma limpeza prévia do granito, de preferência com jacto de água sob pressão. Ao final da tarde reparei que a brigada fez desaparecer outros grafitti no "Campo de Viriato" e no "Parque Linear do Rio Pavia".