EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160219

Apresentação da "VISEU MARCA"



Esta tarde cerca das 17h00 havia um grande número de pessoas, junto à entrada para o "Museu da Electricidade". No “Campo de Viriato” alguns vizinhos desconheciam qual a razão de tal ajuntamento, claro que eram os mais distraídos porque o cenário estava a ser preparado há vários dias - o jardim e especialmente o edifício da antiga central termoeléctrica foram alvo de atenção muito especial, para receber um evento destinado a apresentar a associação - "VISEU MARCA"  que irá substituir a  "EXPOVIS". Uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada,. deu lugar a uma associação sem fins lucrativos (?) que junta, de novo a câmara municipal e uma associação empresarial. Adivinhava-se que sala do museu não pudesse receber todos os interessados no acontecimento que foi tudo menos uma "conferência de imprensa", como anunciado por um jornal local. Antecipando o que viria a acontecer, dada a pequenez da sala e o mobiliário utilizado que ocupava bastante espaço, a organização do evento havia colocado um monitor de televisão e som no exterior do edifício. Excelente decisão porque se tal não tivesse sido previsto, várias dezenas de pessoas ficariam “À porta como o cão”. O Dr. Almeida Henriques foi o primeiro orador, seguiu-se o Dr. Carlos Marta em representação da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) e finalmente o Dr. João Cotta, provavelmente o “presidente” da associação [Ver].
A sala estava decorada com trabalhos de artistas plásticos locais que reinterpretaram a octogonal  - “Marca de Viseu” (“A melhor cidade para viver”, “Cidade jardim”, “Cidade de Viriato” e "Cidade Vinhateira"). Do tecto pendiam uns pequenos quadrados de papel que o presidente da câmara, revelou serem “raspadinhas” e convidou os presentes a retirar e raspar, a organização esteve bem ao fazer a distribuição no exterior. As “raspadinha” permitiram ficar a saber o nome de um cantor que irá actuar na “Feira Anual de Viseu”, escolhido através de propostas numa rede social, que as Quintas-feiras vão ser “Noite Made in Viseu”, abrilhantadas exclusivamente com artistas viseenses e finalmente que vão ser organizadas “Visitas Nocturnas/Viseu Misteriosa”…[Ver] A restante programação será revelada oportunamente. Terminada a apresentação teve início um convívio, com comida e naturalmente, com os indispensáveis brindes com “Vinho do Dão” que foi acompanhado pela actuação de um cantor de “standards”, de música para coquetéis. O Dr. Jorge Sobrado, muito elogiado pelo Dr. Almeida Henriques, irá na "VISEU MARCA", ser o responsável pelos área dos eventos.
P.S. : Estranhe-se a não utilização do ocótogno pela nova associação, referência à "Cava de Viriato", que tem vindo a ser utilizado em todas as marcas de Viseu.